Seis meses depois de entrar com uma ação judicial contra a Samsung cobrando o pagamento de royalties pelo uso de suas patentes no sistema operacional Android, a Microsoft informou nesta terça-feira, 10, que as duas empresas decidiram acabar com a disputa. O anúncio foi feito em um breve comunicado, no qual não explicou os detalhes do acordo assinado com a fabricante sul-coreana.
O acordo entre as duas empresas acontece depois que, em agosto do ano passado, a Microsoft acusou a concorrente coreana de quebra de um acordo sobre patentes assinado entre as duas empresas em 2011. Conforme os termos do contrato, a Samsung se comprometia a pagar à Microsoft pelo uso de suas patentes utilizadas no Android, do Google, para smartphones.
A fabricante de software exigiu uma indenização porque a Samsung se negou a continuar com os pagamentos depois que ela adquiriu a finlandesa Nokia, no ano passado. Após o processo apresentado pela Microsoft, a gigante sul-coreana apresentou como resposta, em outubro de 2014, um pedido de arbitragem na Câmara de Comércio Internacional, que tem sede em Hong Kong.
A Samsung argumentou que a aquisição da Nokia por parte da Microsoft violava seu acordo de licenças de 2011, por isso deixou de pagar US$ 6,9 milhões, referentes a juros, à companhia americana.