Carrefour França se une a fornecedores para reduzir emissões de carbono

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Comprometido com uma transição alimentar para todos os que respeitam o meio ambiente, o Grupo Carrefour divulgou em outubro sua meta de neutralidade de carbono até 2040 em suas atividades diretas.  Além desse compromisso, o Grupo Carrefour está engajado em todo o escopo de suas emissões indiretas e, em especial, no impacto referente ao uso e fabricação dos produtos comercializados. Isso representa a maior parte das suas emissões.  

A ambição do Grupo é engajar seus fornecedores para reduzir 20 megatons de CO2 até 2030 (vs. 2019). Para acompanhar seu progresso e engajar seus parceiros, o Grupo está lançando uma plataforma colaborativa online plataforma aberta a todos os seus fornecedores, onde eles podem relatar o progresso e compartilhar suas ações para reduzir suas emissões de carbono.  

Essa plataforma permitirá ao Grupo Carrefour acompanhar os compromissos e o progresso de seus fornecedores no combate ao aquecimento global e destacar ações inovadoras. A plataforma foi desenvolvida no âmbito do Climate Working Group do Food Transition Pact do Carrefour, co-liderado pela PepsiCo e conta com a participação de Beiersdorf, Bel, Carambar & Co, Coca-Cola, Danone, Essity, Heineken, Henkel, Innocent, JDE, Johnson & Johnson, Kellogg's, Kimberly-Clark, L'Oréal, Mars, Nestlé, Procter & Gamble, Reckitt, Savencia, Soufflet e Unilever.  

Como parte dessa abordagem colaborativa, o Carrefour trabalhou com a PepsiCo e especialistas independentes em clima para desenvolver a metodologia de relatórios e a plataforma de fornecedores. Em maio de 2022, o Carrefour divulgará os primeiros resultados dessa campanha de engajamento de fornecedores.

Transformar toda a cadeia de valor, da produção às prateleiras, é um desafio ambicioso e necessário na luta contra as mudanças climáticas. Para isso, é essencial unir todos os nossos stakeholders, incluindo nossos parceiros, nossos clientes e, claro, nossos fornecedores. Esse é o cerne da missão do Carrefour de liderar a transição alimentar para todos. Nossa colaboração com a PepsiCo e mais de vinte de nossos fornecedores para construir esta plataforma nos levará um passo mais perto de alcançar nossa ambição de neutralidade de carbono. explica Carine Kraus, diretora executiva de Engajamento do Grupo Carrefour.

Nosso planeta está em crise ambiental e não há vacina para as mudanças climáticas. A colaboração em todo o sistema alimentar é fundamental para enfrentar a emergência climática. Estamos orgulhosos de trabalhar com o Carrefour em sua ambiciosa iniciativa de 20 Megatons. Esse trabalho apoia nosso compromisso global com uma pegada líquida zero de carbono até 2040. Por meio de nossa co-liderança do grupo de trabalho Climate, estamos combinando nossa experiência na redução de emissões de GEE para acelerar esse trabalho crítico.comentou Silviu Popovici, CEO da PepsiCo Europe.
  

Transformando o sistema alimentar 

Convencido de que a luta contra as mudanças climáticas exige liderança e mobilização internacional, o Carrefour aderiu à iniciativa Race To Zero antes da COP26. Esta campanha global, apoiada pela ONU, reúne empresas, regiões, cidades e governos com as principais iniciativas líquidas zero comprometidas em atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050, o mais tardar, em linha com um cenário de 1,5°. Essa redução implica uma redução em todos os três escopos.  

Para avançar em sua missão de liderar a transição alimentar para todos, o Carrefour lançou o Pacto de Transição Alimentar em 2019, um compromisso recíproco entre o Grupo e seus principais parceiros industriais para transformar os sistemas alimentares com foco em quatro áreas temáticas principais: clima, saúde e nutrição, embalagens e biodiversidade. Nesse contexto, o Carrefour lançou o Prémios Europeus de Transição Alimentar, uma competição para reconhecer as práticas de RSC mais virtuosas de seus fornecedores. 

Compromissos de RSE do Carrefour 

Para reduzir ao máximo as emissões diretas de suas atividades, o Carrefour planeja usar 100% de eletricidade renovável em seus armazéns e lojas até 2030, reduzir o consumo de energia e substituir o uso de refrigerantes fluorados por fluidos naturais.  

Durante a apresentação do Estratégia de Varejo Digital 2026 , Alexandre Bompard, presidente e CEO do Carrefour, também anunciou que o Grupo almeja a neutralidade de carbono de todas as atividades de comércio eletrônico até 2030, uma década à frente da meta geral do Grupo. Esta ambição implica neutralidade em termos de emissões de CO2 do impacto de todo o ato de compra, do clique à entrega.  

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