A Creator Economy é uma realidade que já vem se construindo há alguns anos e que durante a pandemia se acelerou como nunca antes visto. Foi de olho nesse movimento que os ex-sócios de uma das maiores fintechs do Brasil, a Neon, resolveram fundar a Livus – plataforma que ajuda criadoras e criadores de conteúdo a monetizar suas audiências por meio de cursos, mentorias e workshops online realizados em grupo.
Com mais de 25 anos de experiência combinada, os co-founders da Livus, Alexandre Alvares (foto), Guilherme Rovai, Guilherme Lorensini e Luciano Sugiura, atuavam em posições executivas na Neon e ajudaram a levar a empresa de menos de 10 mil clientes para mais de 10 milhões. Depois de um ciclo de quase 5 anos na fintech, decidiram começar um novo negócio que não apenas impactasse a vida de milhões de pessoas, mas que tivesse um propósito ainda mais forte e conectado com a essência de cada um.
Após intensos estudos de mercado, entrevistas e conversas, ficou claro o tamanho da conexão que tinham com a realidade da Creator Economy. "Poder ajudar criadoras e criadores apaixonados a empreenderem, compartilharem seus talentos e trabalharem com o que sonham, tinha que ser o próximo passo", explica Alexandre Alvares, co-fundador e CEO da Livus. Para botar a ideia na rua, o grupo de amigos levantou R$ 5,6 milhões numa rodada pre-seed liderada pelo K50, um fundo de NY, com a participação da BigBets e alguns anjos do mercado brasileiro e americano.
Segundo Alexandre, são milhões de criadoras e criadores no mundo todo compartilhando seus talentos e trocando experiências dos mais variados temas. "Muitas dessas pessoas têm o sonho e a possibilidade real de ganhar a vida criando um negócio ao redor desse ecossistema, mas a verdade é que a grande maioria não consegue dar esse passo, porque não sabe por onde começar e não tem as ferramentas certas. Estamos construindo a Livus para transformar esse potencial em realidade", explica.