Em 2021, a MaxMilhas, travel tech que oferece serviços completos de viagens, voltou a crescer no mercado do turismo e obteve destaques principalmente em Recursos Humanos. Ao longo de 12 meses, foram contratadas 269 pessoas, superando em 43,8% o número de colaboradores recrutados em 2019, período pré-pandemia. Atualmente, são mais de 400 funcionários.
Esses números refletem também a retomada dos postos de trabalho no turismo brasileiro no último ano. Segundo o estudo Monitora Turismo, desenvolvido pela professora e pesquisadora da USP, Mariana Aldrigui, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor foi responsável por 5,76% das vagas formais geradas no Brasil, ou 162.596 das 2.824.321 vagas registradas como saldo positivo no ano.
Acompanhando o aumento na demanda por viagens, as áreas em que houve mais contratações na MaxMilhas foram Atendimento e Operações; Engenharia; e Estratégia e Inovação, setor implantado na empresa no último ano.
A MaxMilhas também contratou nomes com ampla experiência no mercado para reforçar o time, como Manuel Martínez Zamora para Chief Strategy Officer (CSO) e Renato De Lazzari para Chief Marketing Officer (CMO).
Além disso, 2021 foi marcado por investimentos em ações de clima de cultura que reforçam o comprometimento da empresa com o desenvolvimento dos colaboradores. Foram realizados 102 eventos do tipo. Destacam-se também:
- Treinamento de 178 pessoas do time visando desenvolvimentos pessoais e profissionais;
- Fortalecimento da UniMax, a universidade corporativa da MaxMilhas, por meio de 12 mini cursos;
- Realização de treinamento extensivo, chamado internamente de Plano de Voo, para o time, liderança e alta gestão;
- Participação em 12 eventos conectados à Marca Empregadora.
A MaxMilhas ainda fechou o ano certificada pelo Great Place To Work como a 6ª Melhor Empresa para se Trabalhar em Minas Gerais. No ranking nacional, a travel tech ocupou a 3ª posição como Melhor Empresa para se Trabalhar em Hotelaria e Turismo e a 44ª Melhor Empresa para se Trabalhar em TI. Também se destacou no top 20 em Propósito Maior e Cultura Consciente pelo ranking da Humanizadas 2020, publicado em 2021.
Outra área da empresa em expansão é a de Diversidade e Inclusão, que recebeu a criação de um comitê, composto por 12 integrantes, e da Brigada MaxMinas, coletivo de colaboradoras da MaxMilhas capacitado para instruir e acolher mulheres em casos de violência de gênero. Como parte das políticas internas de fortalecimento de D&I, houve também o lançamento e difusão de três cartilhas que consolidam essas iniciativas e ajudam a disseminar, interna e externamente, informações relevantes sobre o tema.
O Guia LGBTQIAP+ explica o que significa a sigla, quais comportamentos preconceituosos devem ser eliminados, além de trazer dicas para viajantes da comunidade e como profissionais do turismo podem acolher esse público. A cartilha "Por Uma Vida Livre de Violências" agrega toda capacitação da Brigada MaxMinas, com informações e dicas de como proceder em casos de violência de gênero. Já a cartilha do NEM — Negritude Em Movimento se propõe a ser um manual rápido para aprender mais sobre racismo e como podemos combatê-lo.