O presidente Lula assinou nesta sexta-feira (10/3) um termo de adesão entre a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e os Ministérios do Trabalho e Emprego e da Educação (MEC) que prevê a implantação de cem centros multimídia do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para atender à população dos grandes centros urbanos, em especial as capitais.
"O mundo está mais exigente, cada vez mais competitivo, e quanto mais formação de mão-de-obra, gente qualificada, mais o Brasil vai ser respeitado no mundo inteiro, crescer, exportar, produzir e gerar emprego", afirmou o presidente, durante visita aos alunos que participam da 4ª Olimpíada do Conhecimento em Recife (PE). O evento de educação profissional é organizado pelo Senai.
Além das competições, estão sendo realizadas durante a Olimpíada do Conhecimento, que prossegue até terça-feira (14), a Conferência Nacional de Educação, Cultura e Tecnologia, uma exposição de marcas e produtos de empresas parceiras do Senai, minicursos para aperfeiçoamento profissional e lançamento de livros.
As Olimpíadas do Conhecimento foram criadas no final dos anos 70 para estimular a atualização do ensino técnico e inovação nas indústrias brasileiras. Este ano, 504 estudantes do Senai de todo o país foram selecionados para participar do evento, que reúne provas de robótica, mecânica de refrigeração e panificação, entre outras.
Os vencedores vão representar o Brasil no Torneio Internacional de Educação Profissional, em 2007, no Japão. Ano passado, o Brasil ficou em terceiro lugar no torneio internacional, trazendo para o país duas medalhas de ouro, duas de bronze e cinco menções honrosas.
Com informações da Agência Brasil.