Manifestantes pedem a Lula que adie decisão sobre TV digital

0

Ao contrário de reportagem publicada pela Folha S.Paulo na quarta-feira (8/3), segundo a qual a o governo anunciaria nesta sexta-feira (10/3) a escolha do padrão de TV digital japonês (ISDB), o presidente Lula não só não fez a declaração como teve de enfrentar uma série de manifestações pedindo o adiamento da decisão.

Em Recife, onde esteve para entregar as chaves de 224 apartamentos a famílias que foram removidas das palafitas da Vila Brasília Teimosa, representantes da campanha ?Eu Quero Discutir TV Digital?, integrada por movimentos sociais, estudantes, parlamentares e produtores independentes, fizeram uma manifestação reivindicando que o governo adie a decisão. Os manifestantes entregaram à comitiva presidencial um documento, assinado por mais de 100 entidades, pedindo a abertura de uma consulta pública à população para que o assunto seja melhor debatido.

Em Brasília, estudantes de engenharia de telecomunicações do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Minas Gerais, só deixaram a sede do Ministério das Comunicações, onde faziam um protesto contra a decisão do governo de escolher um sistema estrangeiro para digitalizar as televisões brasileiras, após a promessa de obterem uma audiência sobre o assunto. O protesto começou na quinta-feira (9/3) por volta das 16 horas. A viagem de Minas Gerais até Brasília durou 22 horas e, ao chegar, os estudantes foram informados de que o ministro Hélio Costa não estava no Distrito Federal.

A tarde o ministro da Cultura, Gilberto Gil, participou de reunião na Casa Civil, para discutir questões sobre o Comitê de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O encontro foi coordenado pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.