Testes de TV móvel na Europa revelam alto interesse pelo serviço

0

Resultados dos testes de transmissão de serviços de TV móvel (DVB-H) com consumidores na Finlândia, Reino Unido, Espanha e França revelaram um forte potencial de demanda por esse serviço, assim como importantes indicadores dos futuros modelos de negócios a serem adotados para os serviços comerciais de TV móvel, de acordo com comunicado divulgado nesta sexta-feira (10/3) pela Nokia.

Cada piloto envolveu a fabricante finlandesa de celulares e um grande número de empresas, incluindo radiodifusores, operadoras de telefonia celular e de rede de transmissão, revelando o grande interesse do mercado em tornar a TV móvel uma realidade. Cada teste incluiu também transmissões de conteúdo digital ao vivo utilizando a rede DVB-H para o smartphone Nokia 7710.

Dados preliminares do piloto realizado em Oxford, no Reino Unido, demonstraram que 83% dos participantes estavam satisfeitos com o serviço e mais de três quartos (76%) afirmaram que contratariam o serviço nos próximos 12 meses. Na França, 68% afirmaram que pagariam por serviços de TV móvel, assim como mais da metade dos participantes na Espanha (55%). Cerca de 75% dos espanhóis recomendariam o serviço para amigos e familiares.

O potencial comercial da TV móvel para a indústria tornou-se claro com esses pilotos, com um grande percentual de participantes dispostos a pagar pelo serviço, segundo a Nokia. O modelo de negócios mais bem aceito para a comercialização foi a cobrança de uma assinatura mensal por um pacote de canais. No teste em Helsinque, na Finlândia, metade dos participantes afirmou que ? 10 por mês seria um preço razoável a ser pago, enquanto na França, 68% estariam dispostos a pagar ? 7 por mês pelos serviços de TV móvel.

Os testes também apontaram o surgimento de novos horários nobres para radiodifusores e anunciantes. Os resultados do Reino Unido mostraram a hora do almoço como um pico de audiência, maior do que na TV tradicional, sugerindo que os telespectadores estavam aproveitando o intervalo do almoço para assistir sua programação favorita. Na França, os participantes assistiram TV móvel em média por 20 minutos por dia, com picos de utilização logo pela manhã, na hora do almoço e à noite. O piloto espanhol também revela uma audiência de TV móvel durante o dia, com pico no início da noite.

Um aspecto interessante dos testes é que muitos usuários utilizaram a TV móvel em casa. Quase metade dos participantes franceses e espanhóis afirmaram que assistiram a TV móvel primordialmente em casa. Para cerca de um terço dos participantes no Reino Unido, isso representou sua primeira experiência com TV com múltiplos canais.

A grande mensagem desses testes, segundo a empresa, é que os consumidores desejam uma grande variedade de canais, mas também um conteúdo que possa ser assistido em equipamentos portáteis. Os conteúdos mais populares foram notícias, esportes, música, novelas e documentários. A interatividade foi também uma importante funcionalidade para mais da metade dos usuários espanhóis (58%) que afirmaram desejar conteúdos específicos e interativos, adaptados para curtos períodos de exibição. No piloto finlandês, os grandes prêmios de San Marino e Mônaco e o jogo entre Liverpool e AC Milan na Copa dos Campeões da UEFA estiveram entre os dez programas mais vistos.

?Esses testes, assim como os que estão sendo realizados nesse momento ao redor do mundo, são componentes vitais para o desenvolvimento da transmissão de TV móvel, apresentando as necessidades do consumidor e os modelos de negócios viáveis para serviços comerciais?, comentou Ilkka Raiskinen, vice-presidente sênior para experiências multimídia da Nokia. ?Ficamos muito satisfeitos com os resultados dos pilotos que envolveram um grande número de empresas diferentes das indústrias de celular e radiodifusão. Os testes se mostraram muito úteis para todos os parceiros envolvidos com TV móvel.?

Como foram feitos os pilotos

Helsinque, Piloto finlandês ? O piloto finlandês ocorreu entre março e junho do ano passado com 500 usuários e envolveu Nokia, Digita, Elisa, Nelonen, Sonera e YLE.

Sobre Oxford, Piloto do Reino Unido ? O piloto do Reino Unido começou em setembro de 2005, oferecendo 16 canais para 315 participantes. O piloto vem sendo conduzido por O2, Arquiva e Nokia com resultados finais previstos para na primavera deste ano.

Madri e Barcelona, Piloto espanhol ? O piloto, o primeiro desse tipo na Espanha, envolveu 500 usuários em Madrid e Barcelona e foi conduzido por Abertis Telecom, Nokia e Telefonica Moviles. Os resultados foram anunciados neste ano no Congresso 3 GSM em Barcelona.

Piloto Francês ? piloto é vem sendo transmitido pelo Canal+ Group, Nokia, SFR e towerCast desde setembro de 2005 e se estenderá até junho deste ano, envolvendo 500 usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.