Trend Micro bloqueia mais de 61 milhões de ataques ransomware em 2019

0

A Trend Micro divulgou o relatório de segurança de 2019, que detalha os problemas mais importantes e as mudanças no ambiente das ameaças cibernéticas. O relatório fornece às empresas insights sobre as melhores práticas e estratégias para proteger suas infraestruturas tecnológicas de ameaças atuais e emergentes.

O ransomware continuou a ser uma das principais ameaças cibernéticas no último ano. No geral, a Trend Micro teve um aumento de 10% nas detecções de ransomware, apesar do número de novas famílias de ransomware cair 57%. O setor de saúde permaneceu como a indústria mais visada pelos criminosos, com mais de 700 prestadores afetados em 2019. Além disso, pelo menos 110 governos e agências estaduais e municipais dos EUA foram vítimas de ransomware.

Para melhorar o processo de negócios de ransomware, alianças entre grupos de ransomware foram formadas em 2019. Os operadores do ransomware Sodinokibi, por exemplo, realizaram um ataque coordenado a 22 unidades locais do governo no Texas, exigindo um valor de resgate no total de US? 2,5 milhões. O ataque também demonstrou o trend "access-as-a-service", em que criminosos alugam ou vendem acesso a redes de companhias. Esse serviço varia em preço de US?3 mil a US?20 mil, com a oferta mais cara incluindo acesso completo aos servidores hosts da companhia, e redes corporativas virtuais privadas (VPNs em inglês).

Vulnerabilidades conhecidas permanecem a chave de ciberataques bem-sucedidos, incluindo ransomware. Em 2019, a Zero Day Initiative (ZDI), da Trend Micro, revelou um volume de 171% maior de vulnerabilidades de alta gravidade do que em 2018. A gravidade reflete a probabilidade dessas falhas serem utilizadas pelos atacantes, com bugs de alta gravidade sendo mais propensos a serem explorados. As correções devem ser priorizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.