Um backbone wireless substituiu a infra-estrutura baseada em Frame Relay na interligação de 20 prédios da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A expectativa da instituição é obter uma economia de R$ 240 mil por ano com a comunicação entre os campi de Pelotas e Capão Leão e o retorno do investimento, não revelado, no prazo de cinco meses.
O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Informática da Universidade, com o apoio da Damovo, prestadora de serviços de comunicação corporativa. As soluções escolhidas foram rádios ponto-multiponto, BreezeAccess VL 5.8GHz, fabricados pela Alvarion.
A universidade passou a contar com uma rede de alta velocidade, com capacidade para transmissões de 30 Mbps. Para atender às necessidades da universidade, a Damovo enviou ao local uma equipe para um completo levantamento e análise dos links que deveriam ser substituídos. Identificou a necessidade de uma infra-estrutura mais robusta, para eliminar pontos críticos e avaliar os principais pontos de distribuição.