Com o intuito de aumentar a segurança da informação e evitar queda no desempenho por problemas de infecção das máquinas por vírus e spams, a Sociedade Bíblica do Brasil, uma organização sem fins lucrativos que promove a distribuição da Bíblia Sagrada, contratou a EZ-Security, integradora especializada em segurança da informação e disponibilidade, para criar uma infraestrutura de proteção ao conteúdo de propriedade intelectual da companhia. ]
O investimento na solução Symantec Messaging Gateway, integrada pela EZ, se deu pela necessidade de ajuste nas configurações da solução de DNS e de firewall, além da rede interna e servidores de mensagens. O recurso fornece segurança para mensagens enviadas e recebidas, com proteção antispam e antivírus precisa e eficaz em tempo real, filtragem de conteúdo avançada, prevenção contra perda de dados e criptografia de emails.
A implementação da solução foi baseada em uma appliance virtual, em ambiente VMWare, possibilitando que toda a solução fique hospedada em um sistema virtualizado, aumentando ainda mais a segurança dos dados.
Segundo Marcellus Guedes Maia, gerente de Informática da Sociedade Bíblica do Brasil, a implantação da solução gerou maior segurança, controle e facilidade na administração das mensagens.
“Detectamos uma maior segurança e economia gerados pelo ambiente virtual, além de alinhar a solução com o antivírus atualmente usado pela Sociedade Bíblica do Brasil. Houve também uma significativa diminuição no número de spams, além de possibilitar agilidade em casos de falhas de hardware”, diz Maia.
O projeto atende atualmente 250 pessoas e foi instalado na sede da SBB, que fica situada em Barueri.