A Inteligência Artificial é um tema que está cada vez mais em evidência, já que este avanço da tecnologia traz sistemas que tomam decisões cada vez mais precisas, similares e às vezes melhores que humanos. Ou seja, os avanços tecnológicos agora permitem trabalharmos com uma quantidade imensa de dados que, por consequência, nos levam a um ganho de eficiência nas nossas atividades do cotidiano. A evolução é tão grande que muitos consideram estarmos vivendo uma nova "revolução industrial", em que a nova fonte de energia são os dados.
Para 77% dos brasileiros, a Inteligência Artificial se tornará parte do cotidiano, de acordo com o levantamento Trends 2.0" da Crowd DNA de setembro de 2018. Sendo assim, muitas empresas já começaram a investir e se destacar no ramo.
Acredito que a Inteligência Artificial será a força motriz para as principais mudanças em todas as indústrias no mundo, seja para trazer mais produtividade e eficiência para os negócios, ou para tornar a relação das empresas com os consumidores super-personalizadas. Por isso, o conselho para as organizações é seguir no caminho de revolucionar os negócios com o uso de aprendizado de máquina cada vez mais humanizado para um completo atendimento aos clientes, além de aplicar novos aspectos tecnológicos e criar oportunidades para as companhias e seus consumidores.
Sabemos que há muito o que explorar quando se fala de Inteligência Artificial, principalmente no lado da eficiência com algoritmos e gerenciamento de dados – como nas previsões de tempo de entrega e recomendações personalizadas. Por isso, o ideal é buscar inspirações de todo o mundo e elevar as expectativas para avançar mais rápido e oferecer melhores experiências aos clientes usando a tecnologia. Estar disposto a revolucionar o mercado e tomar riscos é essencial.
Bruno Henriques, VP de Inteligência Artificial de Grupo Movile.