Ministério das Comunicações e UNICEF se unem pela conectividade das escolas públicas

0

Promover iniciativas conjuntas para ampliar o acesso internet em escolas públicas dos municípios brasileiros mais vulneráveis. Este é o objetivo do acordo firmado entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), nesta segunda-feira (10), em Brasília (DF), por meio de um memorando de entendimentos. A ação visa aumentar a inclusão digital de crianças e adolescentes.

"Uma das determinações do presidente Lula é levar inclusão digital para todo o país. Levando inclusão digital, levaremos inclusão social, vamos gerar emprego, renda e, principalmente, fazer a diferença na vida das pessoas. Essa parceria com o UNICEF é muito importante e vai ajudar o Ministério das Comunicações a alcançar esse objetivo", explicou o ministro.

A parceria com a UNICEF apoiará no aprimoramento das iniciativas já desenvolvidas pelo Ministério das Comunicações em relação à conectividade nas escolas. O Programa Wi-Fi Brasil, a priorização da utilização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a área e a execução dos compromissos firmados por meio do leilão do 5G, que são geridos Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) e têm R$ 3,1 bilhões destinados para o setor, são algumas das possibilidades de troca de experiências.

O acordo possibilitará também o início de um plano de trabalho com o Projeto GIGA no Brasil para geolocalizar escolas e monitorar a qualidade do acesso à internet das escolas em tempo real, possibilitando estimar com precisão lacunas e custos de conectividade, o que contribui para o planejamento governamental na área.

"É direito de cada criança e adolescente ter acesso às tecnologias e à conectividade, pois a exclusão digital aumenta as exclusões a que meninas e meninos de comunidades vulneráveis e de difícil acesso estão expostos. A assinatura do memorando com o Ministério das Comunicações é um passo importante para avançarmos na inclusão digital", afirma Youssouf Abdel-Jelil.

No Brasil, umas das principais estratégias do organismo internacional é o Selo Unicef, presente em mais de 2 mil municípios da Amazônia e do Semiárido. Por meio do Selo, o UNICEF vai identificar pessoas de referência na gestão pública municipal que receberão apoio e formação para acelerar a implementação das políticas de conectividade escolar.

Projeto Giga

O GIGA é uma iniciativa lançada pelo Unicef e a União Internacional de Telecomunicações (UIT), em setembro de 2019, para conectar todas as escolas à internet e todos os jovens à informações, oportunidades e escolhas até 2030. Com 14 parceiros corporativos e sem fins lucrativos, o GIGA mapeia o acesso à internet das escolas em tempo real, cria modelos para financiamento inovador e oferece suporte a contratos governamentais para conectividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.