Pesquisa confirma o WhatsApp como o principal canal de comunicação para 86% dos vendedores do Brasil

0

Presente em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp tem ganhado cada vez mais protagonismo para negócios. É o que aponta a segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, com o apoio da TOTVS e da Tallos.

O levantamento, que ouviu mais de 1.700 empresas de diferentes portes e segmentos de todas as regiões do Brasil, constatou que, para 86% delas, o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada pelo time de vendas, aumento de 4% em relação à primeira edição (82%).

A comunicação cada vez mais rápida e assertiva reforça a necessidade da busca por soluções de marketing e vendas conversacional para profissionalização do uso da ferramenta.

Dentre as empresas participantes do estudo, 58% afirmaram que usam o WhatsApp de forma ativa, ou seja, buscam os contatos com seus clientes por esse meio. Em termos de frequência, 79% utilizam o canal diariamente para fazer follow-up das suas negociações. Nesse ponto, a pesquisa constatou uma grande quebra na gestão das informações.

Embora um grande número afirme utilizar diariamente, apenas 21% têm o WhatsApp integrado com o CRM de vendas. Enquanto quase 80% não tem um processo bem estruturado para o registro dessas informações ou então registram apenas o que acham relevante no CRM.

Aumento da profissionalização no uso do WhatsApp

Com 120 milhões de usuários ativos, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil. Outra pesquisa — interna com a base de clientes da RD Station (cerca de 40 mil empresas) — destacou um aumento de 43% do número de contas utilizando o Botão do WhatsApp e de 90% utilizando a extensão de WhatsApp para CRM no comparativo entre 2022 e 2021.

A eficiência também foi comprovada pelos resultados: as conversões cresceram quase 70% e os fechamentos de vendas aumentaram 40% no mesmo período. Existem soluções de extensão gratuitas do mercado, que podem gerar vendas de até 40% a mais do que não utilizam. Por exemplo, 78% dos respondentes afirmaram que utilizam a versão profissional da ferramenta WhatsApp Business.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.