O Santander Brasil acaba de ativar uma plataforma de Banking as a Service (BaaS), uma tecnologia para empresas realizarem transações de câmbio de forma 100% automatizada e que pode ser integrada a sistemas próprios. O produto batizado de Open FX elimina processos manuais e permite que clientes realizem consultas e operações em moeda estrangeira sem mesmo precisar acessar o internet banking.
A nova solução, inédita no setor bancário, vai viabilizar ao cliente PJ do Santander integrar todas as suas operações de câmbio – cotação de preços em tempo real, pagamentos e recebimentos do exterior, por exemplo – aos seus próprios sistemas, sites e aplicativos. O Open FX está disponível para qualquer cliente PJ que realiza operações de Câmbio, tais como varejistas, operadoras de turismo, indústria, empresas tecnologia e logística.
"Com o Open FX, buscamos cada vez mais fazer parte da jornada dos nossos clientes, saindo de modelos tradicionais como mesas de câmbio e internet banking" explica Adriana Almeida, diretora de Global Transation Banking do Santander.
O meio tecnológico que une o operacional das empresas à plataforma de BaaS do Santander são as chamadas APIs, pelas quais o cliente do Banco pode construir suas próprias jornadas e otimizar rotinas.
Um dos ganhos mais imediatos às empresas clientes do Santander é a possibilidade dele automatizar o serviço de câmbio, conectando diretamente seus sistemas aos do Banco, de acordo com a sua necessidade, gerando velocidade e redução de custos.