O avanço da tecnologia CDMA 2000 1xEV-DO estimula a oferta de serviços de transmissão de dados em banda larga móvel nos Estados Unidos e nos países da Ásia, revela estudo divulgado hoje, 10/5, pelo CDMA Development Group (CDG).
O surgimento de novas oportunidades de marketing e a ampla gama de aparelhos em serviço possibilitaram às operadoras daqueles países ampliar a sua base de usuários com alto poder aquisitivo, reduzir churn e aumentar a geração de receita com transmissão de dados. Os usuários de banda larga móvel gastam o dobro do que os assinantes convencionais costumam desembolsar em serviços de dados.
Lançado há cerca de dois anos, o CDMA 2000 1xEV-DO é utilizado por aproximadamente 30 milhões de usuários em todo o mundo, conforme estimativa do diretor executivo do CDG, Perry LaForge. Estima-se que 12% da base de assinantes desse padrão, no mundo, utilizam serviços de banda larga móvel. A expectativa é que mais 4 milhões de usuários sejam habilitados no próximo trimestre.
Velocidade de acesso a informações, aplicativos customizados para empresas e serviços inovadores, como TV móvel, programas de rádio, download de músicas, vídeos e jogos interativos são alguns atrativos da tecnologia CDMA 2000 1xEV-DO. A velocidade de transmissão atinge níveis comparáveis ao da banda larga em telefonia fixa, com média de 400 a 800 Kbps e picos de até 2,4 Mbps.
Na Coréia do Sul, por exemplo, o padrão 1xEV-DO representa 40% da base de clientes da SK Telecom. A operadora japonesa KDDI revelou que mais da metade de sua base é de assinantes novos, conquistados em função dos serviços oferecidos pela tecnologia.
Nos Estados Unidos, a receita com serviços de dados da Verizon Wireless mais que dobrou no primeiro trimestre, na comparação com igual período do ano passado, somando US$ 872 milhões ? o equivalente a 11,5% da receita total de serviços. A Sprint Nextel contabilizou receita por assinante (Arpu) 21% superior nos meses de janeiro a março.
O sucesso comercial do 1xEV-DO demonstra que existem grandes oportunidades a serem exploradas na área de serviços móveis de dados, avalia LaForge.