Mercado brasileiro de serviços de TI cresceu 4,47% em 2009

0

De acordo com os números apresentados no estudo Brazil IT Services Tracker do IDC, em 2009 houve um crescimento de cerca de 4,47% no setor, quando comparado com o ano de 2008. O segmento de Finanças, apesar de ser mais maduro, despontou como a vertical que mais ampliou, alcançando quase dois dígitos de crescimento.
Manufatura porém, apesar de ser umas das verticais mais representativas em termos de volume de investimentos , sofreu muito com a crise e mostrou sinais de recuperação um pouco mais lento do que as demais no segundo semestre do ano, encerrando 2009 com decréscimo.
Segundo Bruno Pagotto Tasco, analista do mercado de IT Services da consultoria, a oferta de serviços que mais se destacou em 2009 foi a de outsourcing de infraestrutura. "A busca por redução de custos e otimização de recursos estimulou as empresas a buscarem a terceirização de sua infraestrutura e seus aplicativos, o que puxou fortemente o crescimento na oferta de ambos serviços. Os serviços de Hospedagem de Aplicação e Hospedagem de Infraestrutura somam juntos um crescimento de quase 30% em 2009, se comparado ao ano anterior. A tendência é que isso continue em 2010" , declara.
As empresas de grande porte, ou seja, com mais de 500 funcionários, foram responsáveis por cerca de 60% dos investimentos em 2009. "Os investimentos feitos pelo Governo e por instituições de Educação, que representaram cerca de 10% dos valores aplicados em 2008, mantiveram representatividade semelhante em 2009 com ligeira queda", completa o analista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.