Um estudo da Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), desenvolvido em parceria com a comScore, revela que 82% dos brasileiros – com base em uma amostragem com 2.075 usuários – consideram a internet como o meio de comunicação mais importante e 62%, como a atividade preferida quando se tem pouco tempo livre. Segundo o relatório, mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando na web por meio de vários dispositivos, enquanto apenas 25% usam o mesmo tempo assistindo TV.
A internet também é a mídia mais acessada em domicílios, sendo 89% dos acessos feitos no período da manhã, 78% à noite e 73% em outros momentos do dia. Com relação aos tipos de canais que a internet é acessada, o desktop lidera com 77%, seguido pelo notebook ou laptop (59%), smartphone (40%), tablets (16%) e outros dispositivos (2%). Entretanto, os jovens preferem utilizar os smartphones, tablets e videogames para navegar.
Quando questionada sobre a publicidade digital, em geral, a audiência online no Brasil é consideravelmente aberta e receptiva, considerando-a como a mais criativa (49%), rica em conteúdo (48%), evidente (40%), crível (37%) e menos incômoda (36%). A maioria dos entrevistados concorda que usa a internet para pesquisar produtos que desejam comprar offline (65%) e que os anúncios online têm os motivado a comprar produtos (57%) ou visitar lojas anunciadas (56%). Já 60% disseram ser motivados por anúncios online a buscar mais informações sobre os produtos oferecidos, além de considerar a internet como o meio mais conveniente de fazer compras.