A Zoho anunciou nesta terça-feira, 10, a ferramenta Zoho Marketing Plus, uma nova plataforma unificada que reúne operações de marketing e auxilia na concepção, criação, execução, gerenciamento e medição de campanhas, fornecendo às partes interessadas uma visão única e compartilhada de informações para melhorar a colaboração e os resultados. A nova ferramenta de marketing aumenta a eficácia das estratégias de marketing digital, oferecendo aos líderes uma compreensão mais profunda das preferências e dos comportamentos dos clientes para que eles possam oferecer experiências dinâmicas e de alto valor, que impulsionam a afinidade com a marca e a felicidade do consumidor.
Os executivos de marketing de diversas empresas exigem que suas equipes aproveitem as soluções de tecnologia que capturam os insights dos clientes de maneira que agreguem valor aos negócios e aos clientes. Por meio de automação e inteligência de negócios, a plataforma da Zoho sincroniza dados de engajamento para ajudar as equipes de marketing a entender melhor os clientes, tomar decisões mais informadas e, por fim, gerar melhores resultados, crescimento e receita.
"Os consumidores e o marketing digital continuam a mudar e a evoluir em uma alta velocidade e os profissionais da área estão lutando cada vez mais para acompanhar todas as novidades. Assim, está se tornando cada vez mais difícil gerenciar adequadamente várias campanhas, diversos canais e perfis de clientes, além de dados e ROI", destaca Jonathan Melo, diretor de marketing da Zoho Brasil.
"A complexidade dos dados e a personalização em escala apenas aumentam a pressão sobre os profissionais de marketing para fornecer campanhas eficazes e gerar grandes receitas. Ao eliminar redundâncias e confusões decorrentes de várias plataformas, Zoho Marketing Plus maximiza a produtividade e o trabalho em equipe, permitindo que os profissionais de marketing continuem ágeis e colaborativos em meio à evolução das necessidades dos clientes", acrescenta.
A plataforma unificada possibilita que as equipes de marketing criem experiências contínuas, consistentes e eficazes para os clientes finais e ofereçam também jornadas mais personalizadas por meio de algumas funcionalidades:
Colaboração aprimorada entre campanhas: as equipes de marketing poderão se conectar e colaborar em vários projetos juntas e de maneira simples e fácil, permitindo que os usuários criem, gerenciem, executem e monitorem atividades individuais, além de acompanharem com precisão o progresso de cada tarefa e/ou ativo da marca. A plataforma oferece um forte conjunto criativo que capacita as equipes no desenvolvimento e na melhora dos ativos de marketing por meio de comentários, através da capacidade de manter o controle de versão com recursos de compartilhamento flexíveis para partes interessadas internas e externas.
Gerenciamento simplificado de projetos de marketing: o Zoho Brand Studio elimina a necessidade de soluções em silos, servindo como o local de trabalho centralizado onde as campanhas de marketing podem ser criadas e gerenciadas. Os usuários fortalecem a marca a partir de uma plataforma unificada, onde podem supervisionar todas as estratégias de marketing e o seu progresso. Recursos como Brand Assets, com tecnologia Zoho Workdrive, por exemplo, ajudam os profissionais de marketing digital a gerenciar melhor os documentos e ativos, servindo como repositório para todos os materiais de suporte do projeto.
Criação e repositório unificado de ativos de marca digital: documentos, apresentações, planilhas, vídeos e outros arquivos podem ser mantidos em um único espaço compartilhado, facilitando a sua localização, a sua reutilização e seu compartilhamento. Os recursos de pesquisa simplificam os esforços da equipe, localizando com rapidez e precisão o arquivo correto.
Fortes recursos de automação de marketing: Os insights do cliente são apresentados por meio da análise de dados com inteligência artificial, que incentiva os profissionais de marketing a projetarem jornadas às quais o usuário responde melhor. A plataforma rastreia adequadamente os dados de engajamento e resposta dos consumidores, fornecendo insights às equipes de marketing para melhorar as suas jornadas ao longo do tempo. Essa compreensão clara e granular dos comportamentos dos clientes oferece aos profissionais de marketing a capacidade de colaborar com os clientes como nunca antes, oferecendo experiências que atendem a seus desejos e a suas necessidades exclusivas.
Engajamento omnichannel: os clientes alternam entre canais e dispositivos regularmente, mas as equipes de marketing podem estar mal equipadas para se adaptar a esse rápido movimento. A Zoho permite que as equipes de marketing acessem e gerenciem todos os canais, gerando melhores conexões com os clientes e engajamento da marca. Campanhas de e-mail, mídias sociais, pesquisas com clientes, webinars, eventos e muito mais podem ser criados e gerenciados a partir de uma única interface dentro da plataforma.
Integrações com o suporte: a nova plataforma de marketing da Zoho oferece suporte a integração com soluções de terceiros, facilitando o compartilhamento de dados e insights quando necessário. Por exemplo, as equipes de vendas podem conectar insights do Zoho CRM a sistemas existentes, como Salesforce, Microsoft, HubSpot e outros para ajudar a medir o quanto o gasto em marketing está sendo convertido em vendas. Outras integrações importantes em finanças, comércio e gerenciamento de eventos fortalecem as conexões entre os aplicativos que os profissionais de marketing já têm em seu arsenal. As integrações da plataforma incluem Google Ads, Facebook Ads, Google Analytics, console de pesquisa do Google Search, YouTube e Survey Monkey. No lado financeiro, a plataforma integra a QuickBooks, Xero e Stripe; na frente de comércio, ela se integra com WooCommerce e Shopify e, na frente de eventos, se integra à Eventbrite. As integrações podem ser acessadas via Zoho Marketplace nas seções de Campanhas e Análises da plataforma.
Medição precisa e em tempo real: a agregação e análise de dados em tempo real fornecem inteligência de negócios que ajuda equipes e líderes de marketing a determinarem o verdadeiro ROI de marketing. As integrações oferecem ainda mais suporte a uma visão mais precisa do impacto do cliente, do ROI e das projeções de crescimento de receita.
A ferramenta de marketing unificada inclui uma vasta gama de soluções integradas destinadas a ajudar os profissionais de marketing digital a obter melhores resultados por meio de processos simplificados, colaboração mais estreita, ativos compartilhados e dados consistentes. Zoho Marketing Plus combina os recursos de vários aplicativos Zoho, incluindo Campanhas, Redes Sociais, Webinar, Análise, Automação de Marketing, Workdrive, Page Sense, Survey e Backstage. Esta mais nova iteração do Marketing Plus continuará a evoluir por meio de integrações mais estreitas com ferramentas Zoho existentes, como Cliq e novos aplicativos, incluindo LandingPage, um construtor de páginas no-code, que permite que os profissionais de marketing criem páginas de destino de sites de alta conversão em minutos, sem precisar um conjunto de habilidades de nível de desenvolvedor.