A Amazon.com divulgou no último mês de abril os resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2024. A empresa registrou um aumento de 13% nas vendas em comparação ao primeiro trimestre de 2023, quase 16 bilhões de dólares a mais.
"Foi um bom começo de ano em todos os negócios, e você pode ver isso tanto nas melhorias na experiência do cliente quanto nos resultados financeiros", disse Andy Jassy, ??presidente e CEO da Amazon.
A empresa registrou um aumento nas vendas tanto para América do Norte, cerca de 12% chegando a US$ 86,3 bilhões, quanto internacionalmente, cerca de 11% se não considerar a taxa cambial, chegando a US$ 31,9 bilhões.
Além disso, o lucro operacional registrou um aumento expressivo de quase 10 bilhões de dólares em comparação ao primeiro de trimestre de 2023.
Com relação ao lucro líquido, aumentou para US$ 10,4 bilhões no primeiro trimestre, ou US$ 0,98 por ação diluída, em comparação com US$ 3,2 bilhões, ou US$ 0,31 por ação diluída, no primeiro trimestre de 2023. Isso levando em consideração que, lucro líquido do primeiro trimestre de 2024 inclui uma perda de avaliação antes de impostos de US$ 2,0 bilhões, sendo incluída em despesas não operacionais do investimento em ações ordinárias na Rivian Automotive, Inc., em comparação com uma perda de avaliação antes de impostos de US$ 0,5 bilhão do investimento no primeiro trimestre 2023.
Influência da AWS
A Amazon Web Services, plataforma de computação na nuvem da empresa, também obteve aumentos em seus números.
Segundo o relatório, as vendas do segmento cresceram 17%, levando a 25 bilhões de dólares. Enquanto isso, o lucro operacional cresceu 4,3 bilhões em relação a 2023.
"A combinação entre empresas que renovam seus esforços de modernização de infraestrutura e o apelo dos recursos de IA da AWS está reacelerando a taxa de crescimento da AWS (agora com uma taxa de receita anual de US$ 100 bilhões); nosso negócio de Lojas continua a expandir a seleção, oferecer preços baixos todos os dias e acelerar a velocidade de entrega (estabelecendo outro recorde de velocidade para clientes Prime no primeiro trimestre), ao mesmo tempo em que reduz nosso custo de atendimento; e nossos esforços de publicidade continuam a se beneficiar do crescimento de nossos negócios de Stores e Prime Video. Ainda estamos no começo de todos os nossos negócios e continuamos entusiasmados com o quanto mais podemos tornar a vida dos clientes melhor e mais fácil no futuro.", exalta Jassy.