A Apple anunciou durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), sua conferência anual para desenvolvedores, que teve início nesta segunda-feira, 10, em San Francisco, na Califórnia, uma atualização do sistema operacional para dispositivos móveis da companhia, como iPhone, iPad e iPod touch, o iOS 7, com novo visual que inclui nova paleta de cores, camadas funcionais distintas para desenvolver hierarquia e ordem dentro do sistema. O novo sistema já foi disponibilizado nesta segunda para desenvolvedores em versão de testes. Para os usuários comuns, a novidade deve chegar em setembro — a companhia não divulgou a data exata de lançamento.
A versão atual do iOS também oferece atualizações do assistente de voz Siri, capacidades desportivas, melhores recursos de pesquisa e suporte ao idioma internacional para mandarim, cantonês, francês, alemão e coreano. Acredita-se ainda que a nova versão do sistema operacional permitirá novas formas de compartilhamento de fotos e vídeos com outros iPhones.
Em meio à pressão para se mostrar mais inovadora, em razão de sua participação no mercado de smartphones e tablets ter estagnado, a fabricante espera gerar boas expectativas com os lançamentos programados para a conferência. Erros de software, como no aplicativo de mapas anunciado na conferência do ano passado, levantaram dúvidas sobre a capacidade da Apple para desenvolver serviços de telefonia móvel de ponta, enquanto rivais como o próprio Google utilizam o iPhone para disseminar serviços de software.
As informações indicam que o novo iOS incluirá novas maneiras de compartilhar fotos e vídeos com outros usuários do iPhone, bem como outras melhorias. A Apple também anuncia durante a conferência um serviço de transmissão de música, novos laptops e uma atualização para seu sistema operacional Mac OS. Já o novo iPhone deve ser lançado no próximo trimestre.
Com o início da WWDC, as ações da Apple abriram as negociações desta segunda com alta de 1,3% na bolsa eletrônica Nasdaq. Por volta das 12h40 (horário de Brasília), os papéis da companhia estavam cotados a US$ 446,64, crescimento de 1,1% em relação ao fechamento anterior.