O software de código aberto SmartDeviceLink (SDL) desenvolvido pela Ford passará a ser utilizado pela Toyota, conforme anunciado pelas duas empresas nesta quarta-feira, 10. A adoção do SDL por outras montadoras de veículos e fornecedores faz parte da estratégia da Ford para reforçar sua posição como empresa desenvolvedora de tecnologia.
Segundo a montadora, o sistema SDL permite que smartphones sejam conectados ao sistema que dá acesso a comandos que incluem telas, botões e reconhecimento de voz. Com a adoção do software aberto, a Toyota vai incentivar o crescimento da comunidade de desenvolvedores de aplicativos ao permitir que os mesmos aplicativos funcionem em diferentes marcas e veículos.
A Ford diz que com a adoção do SmartDeviceLink as montadoras podem manter o controle de design da interface com o usuário para diferenciar seus produtos. No entanto, ao adotarem um software já implementado no mercado, proporcionam melhor experiência ao consumidor por meio de um conjunto de entretenimento, informação e navegação através dos aplicativos.
A engenharia da Toyota trabalhará em conjunto com a Ford e a Livio, subsidiária da Ford Motor Company e mantenedora do projeto de tecnologia SmartDeviceLink.