A Belagrícola, provedora de soluções para o agronegócio e comercializadora de grãos e insumos, com relevante atuação nos estados do Paraná, São Paulo e, mais recentemente, Santa Catarina, acaba de contratar a SAP para implementação de sistema de gestão empresarial (ERP). A empresa tem cerca de 1500 colaboradores e um faturamento na casa dos R$ 3 bilhões.
Vislumbrando as oportunidades no setor agrícola brasileiro, que já representa, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cerca de 23% do PIB nacional, a Belagrícola decidiu pela implementação de um suporte mais integrado das suas áreas e melhora nos processos e optou por trocar seu sistema de gestão de médio porte, com vários sistemas-satélites, pelo software da SAP. "A escolha da SAP foi um processo que envolveu todo o corpo diretivo da Belagrícola. Nós levamos em consideração não apenas o pioneirismo, mas também o que a solução poderia nos oferecer de benchmark da indústria do agronegócio para a nossa empresa", comenta Alberto Araújo, COO da Belagrícola.
Com a SAP, a companhia ficará mais próxima dos produtores e integrará seus principais processos, gerando dados em tempo real. "Entendemos que a Belagrícola está se preparando para um momento próximo no qual a tecnologia será amplamente utilizada no campo, trazendo maior eficiência e produtividade. Isso a colocará em uma posição privilegiada e permitirá que ela se destaque no setor", diz Rafael Okuda, diretor de Agronegócio Brasil.
A implementação do sistema começa esse mês deve durar cerca de seis a sete meses até que comece a operar efetivamente dentro da empresa.