SindiTelebrasil quer adiar Marco Civil; Bernardo quer que empresas formalizem preocupações

0

Na tentativa de adiar a votação do Marco Civil, o SindiTelebrasil conseguiu convencer um deputado a pedir vistas do relatório do deputado Alessandro Molon (PT/RJ). Com isso, é provável que a votação do texto fique para agosto, já que na próxima semana o Congresso Nacional entra em recesso.

A informação é do diretor presidente do sindicato, Eduardo Lev y, que juntamente com outros executivos das teles participou de uma audiência com o ministro Paulo Bernardo para tratar do assunto e reforçar a necessidade de um novo adiamento na votação. Levy não informou o deputado que irá pedir vistas.

O principal ponto de discordância das empresas e que também tem gerado questionamentos dentro do próprio governo diz respeito ao papel do CGI.br atribuído por Molon no Marco Civil. Segundo o texto, caberia ao CGI editar "recomendações" sobre os casos em que as teles poderiam discriminar ou degradar o tráfego. Para o SindiTelebrasil, o CGI não teria competência legal para estabelecer normas por não ser um órgão de Estado. "A Anatel é a agência reguladora de Estado e o CGI são 21 membros que representam os seus interesses. Aquilo que a Anatel já regula hoje é bastante suficiente para garantir a qualidade da Internet no Brasil", argumenta ele na saída da reunião com o ministro.

Levy foi questionado sobre a competência legal da Anatel para estabelecer regras sobre a Internet, uma vez que a agência deve se limitar a atuar sobre a infraestrutura. Na sua visão, ao estabelecer regras sobre a infraestrutura, a Anatel estaria indiretamente determinando como seria o comportamento dos dados trafegados nas redes.

Mas não é só o novo papel do CGI que desagradou as empresas. A redação do artigo 9º também impediria que no futuro as teles pudessem criar serviços diferenciados, como por exemplo, planos específicos para quem faz muito download. Para Levy, o conceito de neutralidade de rede deveria ser menos restritivo para que a lei não engessasse inovações nessa área. "O artigo 9º nos parece quase perfeito. Queríamos que ficasse clara a possibilidade de se poder adminstrar mais eficientemente as redes brasileiras", disse o executivo.

Outra questão colocada pelas empresas a Paulo Bernado foi prazo exíguo em que o relatório do Molon foi debatido com a sociedade. O relatório foi apresentado na última quarta, 4; recebeu contribuições até a sexta, 6 e seria votado já nesta terça, 10, mas a sessão foi cancelada e remarcada para a próxima quarta, 11.

Formalização

Segundo apurou este noticiário, na conversa com o ministro Paulo Bernardo as teles receberam do Minicom a sinalização de que o projeto não seria votado antes do recesso. O ministro ouviu das empresas a preocupação de que a amplitude do projeto de neutralidade porposto por Molon possa engessar futuras inovações e modelos de negócios alternativos, e teria proposto às teles que aproveitem esse intervalo na votação para formalizarem junto ao relastor e ao próprio ministério todas as suas preocupações sobre a questão da neutralidade para que essa discussão possa ser aprofundada a partir de agosto. Ainda segundo interlocutores, para o Ministério das Comunicações já é certo que não haverá mais nenhuma atribuição de papel para o CGI que possa interferir minimamente na atividade reguladora das redes de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.