A Experian, empresa de serviços de informação de marketing e gerenciamento de crédito, anunciou nesta sexta-feira (10/8) a aquisição da N4 Solutions, empresa especializada em software para os setores de hipotecas, seguros gerais e planejamento financeiro. O valor da transação não foi divulgado.
Com a conclusão do negócio, a N4 Solutions será integrada ao grupo da Experian que lida com empréstimos hipotecários para formar uma nova divisão no setor de negócios de consumo. A nova unidade irá atuar no processamento de pedidos de empréstimos, análises de decisões e modelos de avaliação de imóveis.
A aquisição da empresa representa também uma oportunidade para a Experian desenvolver também sua capacidade na área de gerenciamento de seguros e planos de saúde. Um dos carros-chefe da N4 Solutions é o sistema de gestão de empréstimos hipotecários em pontos-de-venda, que, segundo a empresa, permite às instituições financeiras fazer o acompanhamento do consumidor desde os estágios iniciais do pedido de empréstimo, cumprindo integralmente as exigências de todos os canais de distribuição. Normalmente, o sistema é usado em conjunto com serviços e produtos para a área de crédito da Experian.
Entre os clientes da N4 Solutions estão o Barclays, Nationwide, Intrinsic Financial Services, Portman Building Society, Nottingham Building Society e Norwich & Peterborough Building Society.
Ao anunciar a aquisição, o diretor-gerente da Experian UK & Ireland, Tiku Patel, destacou o elevado conceito da N4 Solutions e seus produtos no mercado financeiro. Destacou também as sinergias entre as duas empresas e o potencial criado para o desenvolvimento de novos produtos aproveitando suas experiências.
Em junho passado, a Experian, cuja sede fica em Dublin, na República da Irlanda, anunciou a compra de 65% da Serasa, líder do mercado de informações de crédito no Brasil e quarta maior empresa do setor no mundo, por R$ 2,32 bilhões. Em nota oficial, a companhia informou que sua participação na Serasa, que era controlada por um consórcio de bancos brasileiros, vai subir para 70% nos próximos seis meses.