A receita mundial do mercado de ad server, tecnologia de servidor de anúncios que serve principalmente para entregar relatórios de mídia on-line, tanto para o anunciante quanto para os publishers, totalizará US$ 185 milhões em 2013, segundo dados da ABI Research, que aponta que a América do Norte será responsável pela maior parcela do total, ou seja, US$ 79 milhões.
A região da Ásia/Pacífico, segundo o relatório, responderá por US$ 55 milhões em 2013, figurando como o segundo maior mercado de servidores de anúncios.
Segundo o analista da ABI Research Zippy Aima, vídeo sob demanda tem sido a principal aplicação para esse mercado, mas o novo impulsionador das receitas será a demanda por parte dos usuários por interatividade e flexibilidade nesses vídeos.
De acordo com o estudo, esse é um mercado muito competitivo, com muitos fornecedores. Aima diz que não se surpreenderá se ocorrer um processo de consolidação nessa indústria ao longo do tempo. "Há espaço para aquisições, porque há muitos players no mercado. Por um lado isso é bom porque promove a concorrência e a inovação, mas, por outro, limita o mercado disponível para cada competidor. Podemos não só ver maiores fornecedores absorvendo os menores", afirmou.
- Servidor de anúncios