As vendas de PCs no Brasil totalizaram 6,2 milhões de unidades no primeiro semestre, volume 20% superior ao mesmo período de 2009, quando foram comercializadas 5,1 milhões de máquinas, de acordo com estudo encomendado à IT Data pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
As vendas de desktops tiveram queda de 1%, totalizando 3,2 milhões de equipamentos, enquanto que as de laptops, incluindo notebooks e netbooks, cresceram 54%, para 3 milhões de unidades.
Somente no segundo trimestre foram comercializados 3,31 milhões de PCs, aumento de 17% na comparação com o mesmo período do ano passadp, quando atingiu 2,81 milhões de computadores. O destaque ficou para os notebooks, cujas vendas alcançaram 1,68 milhão de equipamentos, contra 1,62 milhão de desktops, um aumento de 43% na comparação anual.
De acordo com o relatório da Abinee, o segmento corporativo foi responsável pela compra de 1,3 milhão de PCs no segundo trimestre, aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2009. A entidade ressalta que o comércio ilegal voltou a perder participação de mercado, com um recuo de 31% no que se refere a desktops e de 18% no que diz respeito a notebooks.
Levando em consideração os números do primeiro semestre, a Abinee prevê que as vendas de PCs terão expansão de 17% neste ano, ficando em 14 milhões de unidades. Para 2011, a estimativa é que o número chegue a 15,8 milhões de unidades, quando os desktops responderão por 45% do mercado e os notebooks, incluindo os netbooks, por 55%.
- Ascensão