Irã abandonará uso da internet no ano que vem

0

O Irã planeja abandonar a internet global e passar a utilizar sua própria rede de computadores até 2013, de acordo com a revista Wired. O anúncio foi feito durante uma conferência na Universidade Amir Kabir, na cidade de Teerã. O ministro da Comunicação e Tecnologia da Informação do país, Reza Taqipour, justificou a decisão dizendo que a internet global "não é confiável" e que está nas mãos de "dois países em específico", sem citar quais são.

O primeiro passo para chegar a esse novo modelo acontece em setembro. Os ministérios e os governos estatais serão desconectados da web, sob o argumento de proteger a inteligência nacional. O país está cumprindo os planos anunciados em abril de 2011, que resulta em um sistema fortemente censurado regido por leis religiosas de acordo com a política atual.

Ainda segundo a Wired, o ministro mencionou que a medida será uma blindagem contra ataques como os dos vírus Stuxnet e Flame, duas ciberarmas recentemente utilizadas para invasões a redes locais. O Stuxnet foi criado em 2009 e considerado o primeiro malware complexo, dirigido à sabotagem industrial. Já o Flame permite técnicas avançadas de espionagem. "O estabelecimento de uma inteligência de rede nacional criará a situação onde a preciosa inteligência do país não estará acessível a essas forças”, defendeu Taqipour.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.