A CSU, especializada na prestação de serviços de alta tecnologia voltados ao consumo, relacionamento com clientes, processamento e transações eletrônicas, anunciou um lucro líquido de R$ 9,1 milhões no segundo trimestre de 2017 (2T17), valor que supera em 9,2% os três meses anteriores (1T17) e em 8,2% o resultado apresentado no mesmo período de 2016.
No acumulado do semestre (1S17), o lucro líquido alcançou R$ 17,4 milhões, com 5,4% de crescimento em doze meses. A receita bruta da companhia também evoluiu de abril a junho deste ano, 1,0% sobre o mesmo período do ano anterior e 2,3% em relação ao 1T17, chegando a R$ 134,0 milhões. A receita líquida foi de R$ 121,0 milhões no 2T17, também representando aumento de 1,0% na comparação anual e de 2,1% trimestre contra trimestre.
O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) chegou a R$ 23,6 milhões no segundo trimestre, o que significou aumento de 5,4% sobre o trimestre anterior e uma redução de 2,0% em doze meses.
De acordo com o CFO da CSU, Ricardo Ribeiro Leite, a Companhia tem conseguido manter sua lucratividade, apesar do cenário econômico desfavorável, apresentando evolução positiva de seus principais indicadores financeiros.
A CardSystem, divisão responsável pelas atividades de processamento e administração de meios eletrônicos de pagamento, encerrou o 2T17 com 25,6 milhões de cartões cadastrados, um crescimento de 12,6% em um ano, sendo o maior patamar na história da Companhia.
O resultado é atribuído à expansão orgânica da base de cartões, além da migração da carteira do Banco Mercantil do Brasil em fevereiro deste ano. O número de plásticos faturados também aumentou, concluindo o trimestre com 21,8 milhões de unidades, 10,6% acima do mesmo período do ano anterior.
Adicionalmente, a CardSystem lançou recentemente a plataforma CSU.Digital, passando a apresentar aos emissores as mais completas soluções digitais em uma única plataforma. Acompanhando tendências do mercado, a CSU.Digital viabiliza redução de custos, pagamentos seguros através da internet, transações por aproximação via telefone celular, dentre outras soluções digitais.
As divisões MarketSytem e ITS, que têm seus resultados contabilizados dentro da unidade CSU CardSystem, seguem evoluindo. Na MarketSystem, provedora de soluções de marketing de relacionamento, programas de fidelidade e e-commerce, novos parceiros comerciais, como Ricardo Eletro, Lovit e Pop Up Store, chegaram para ampliar a oferta de produtos na plataforma OPTe+.
O volume financeiro transacional cresceu 32,9% em doze meses, totalizando R$ 44,4 milhões no 2T17. Já a divisão ITS passou a contar com dois novos clientes para a prestação de serviços de cloud computing.
Na prestação de serviços de atendimento ao cliente, por meio da CSU.Contact, a companhia conquistou três novos contratos: Atlas Schindler, EF English Live e Hyundai. Mesmo com a ampliação da carteira, a unidade apresentou redução de 4,3% no número de posições de atendimento (PA's) frente ao trimestre anterior, encerrando o período com 2.109 PA's.
A queda é explicada pela sazonalidade de algumas operações, além da diminuição do número de ligações devido à retração macroeconômica dos últimos meses.