A Vivo adotou o conceito "pick up in store", que possibilita ao cliente comprar aparelhos pelo site e retirá-los em lojas da empresa. Na cidade de São Paulo e no Distrito Federal, o modelo já representa mais de 15% das vendas de smartphones realizadas pela loja on-line da companhia. A Vivo também é a primeira empresa do Grupo Telefônica na América Latina a oferecer esta alternativa para seus clientes.
A iniciativa foi implantada em abril, como projeto-piloto em sete lojas da Vivo – cinco na cidade de São Paulo e duas no Distrito Federal, e agora está em fase de expansão. Até o fim de agosto, incluirá o total de 15 lojas da empresa em oito estados do país (RJ, SP, ES, RS, MG, PA, BA, PE) e no Distrito Federal. A partir de novembro, avançará para outras lojas da Vivo no Brasil.
"Esta é uma grande oportunidade para reforçar o compromisso da Vivo em promover a melhor experiência para nossos clientes, que podem escolher a maneira mais conveniente para realizar sua compra e receber a mercadoria. Este é um primeiro passo rumo a uma experiência Omnichannel centrada no cliente", afirma Ricardo Sanfelice, vice-presidente de Estratégia Digital e Inovação da Vivo.
O "pick up in store" é uma tendência no setor varejista que traz benefícios para consumidores e empresas. A primeira delas é a redução no prazo de entrega. Smartphones comprados pelo site da Vivo levam, em média, seis dias para chegar à residência do comprador. Ao escolher a opção de retirar na loja, o smartphone está disponível no ponto de venda em até dois dias.
Outros benefícios são comodidade e flexibilidade. Por exemplo, o "pick up in store" é especialmente útil para quem mora sozinho ou não tem quem receba encomendas em sua residência. Outra vantagem é que, ao comprar pelo site da Vivo e retirar na loja, o cliente evita idas e vindas a lojas em busca do aparelho desejado.
Para a Vivo, a retirada em loja traz a redução de custos logísticos e, além disso, ao receber o consumidor no ponto de venda, a empresa aproxima-se do cliente e tem a possibilidade de esclarecer dúvidas do consumidor e apresentar ao assinante os serviços da operadora.
Ao comprar o aparelho pelo site, o cliente tem a opção de receber em casa ou retirar na loja. Os pontos de venda disponíveis na região são apresentados durante a transação e basta que o cliente escolha o mais conveniente e, depois, concluir a compra. O cliente será avisado por e-mail quando o aparelho estiver disponível para retirada.