Todos tribunais têm obrigação de virtualizar os processos, diz AMB

0

Em visita nesta quinta-feira, 10, ao Superior Tribunal de Justiça, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, afirmou que é parceiro e aliado incondicional do trabalho de virtualização dos processos desencadeado pelo ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do STJ. "Isso é uma verdadeira revolução que vai qualificar melhor o trabalho do tribunal e vai proporcionar aos servidores e aos ministros melhores condições de trabalho, além de trazer benefícios não só para o Judiciário, mas para a sociedade brasileira", afirmou.
O ministro Cesar Asfor Rocha mobilizou uma força-tarefa para transformar o STJ no primeiro tribunal nacional do mundo com o trâmite processual totalmente informatizado ainda neste ano. Atualmente, 27 tribunais já estão aptos a transmitir processos eletronicamente à Corte Superior. Em breve, o sistema também será integrado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Para que o país inteiro tenha um canal direito de transmissão de processos para o STJ, falta a adesão de três tribunais: São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Parece pouco, mas não é. Juntas, essas três unidades da federação foram responsáveis pelo envio de 60% dos processos que chegaram ao STJ entre janeiro e agosto deste ano.
Valadares afirmou que a AMB vai trabalhar para que esses tribunais façam parte da Justiça na era virtual. "Vamos entrar em contato com a Apamagis, a Associação Paulista de Magistrados, para ver ser quebramos essas resistência e ajudar a fazer com o que o tribunal de justiça que representa um número tão significativo de processos em tramitação no país se adapte a essa mudança o mais rápido possível e comece a funcionar como a população gostaria de receber o trabalho da magistratura", afirmou o presidente da AMB.
Segundo ele, a virtualização é a resposta para a maior reclamação da sociedade em relação ao judiciário, que é a morosidade. "Esse é um caminho sem volta. Os outros tribunais, obrigatoriamente, vão ter que se adaptar a essa revolução patrocinada pelo STJ."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.