Fórum de Competitividade em IoT irá colaborar com entidade europeia

0

A plenária do Fórum Brasileiro de Competitividade em IoT (Internet of Things), realizada no final de agosto, teve apresentações de quatro projetos em desenvolvimento na comunidade europeia e assinatura de uma carta de intenções para trabalhos colaborativos com a instituição internacional IoT- International Forum.

Philippe Cousin,  do projeto Probe-IT, apresentou uma visão dos trabalhos do IERC (Overview on European IoT Research Cluster (IERC)) e também os desafios de padronização e testes de interoperabilidade (Challenges in standardisation and interoperability).  Já Alessandro Bassi, falou sobre projetos IOT-A  e IoT-I e dos desafios de se propor uma arquitetura para IoT (Challenges in IoT architectures – IoT-A Project).

Pelo lado brasileiro, José Roberto de Almeida Amazonas, da Epusp, relatou o status de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil ;  Fernando Claro, da empresa Seal,  apresentou o cenário do mercado brasileiro.

Falando do histórico de colaboração em P&D entre o Brasil e a Europa ,o painel coordenado por Moacyr Martucci Jr., Epusp e IBE, contou com as presenças de Leandro Ciuffo, RNP, que narrou a experiência de Projeto FIBRE colaborativo entre Brasil e EU; e Antenor Cesar Vanderlei Correa, MCTI, que apresentou as oportunidades da segunda a chamada conjunta Brasil – Europa, de projetos em parceria.

Segundo Gabriel Marão, coordenador geral do Fórum é necessária a participação ativa e a colaboração de todos para o planejamento e a organização do worshop de IoT e de Testes de Interoperabilidade, em 2013, a serem promovido pelo Fórum (www.iotbrasil.com.br ) e pelo Project (www. probe-it.eu).

Os interessados também podem ajudar a preparar o evento de interoperabilidade do PROBE-IT, participando da pesquisa https://www.surveymonkey.com/s/PSDXKQL e mandar suas opiniões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.