Fundada há 39 anos, a Tintas Inquine conseguiu reduzir o tempo de resposta às dúvidas dos clientes e representantes regionais depois que implantar o software de colaboração IBM Notes/Domino V8.5.3, para integrar a toda a sua equipe no País.
A implementação foi feita pela Insetti Consultoria em Informática, parceria de negócio da IBM. A Tintas Inquine tem uma fábrica em Pernambuco e outra no Espírito Santo, além de mais de 10 mil pontos de venda espalhados por todo o país.
Com sede em Jaboatão dos Guararapes (PE) e mais de 1.300 itens no seu portfólio, a empresa detém 35% do mercado de tintas nas regiões Norte e Nordeste, o que representa 8,5% do mercado nacional.
O IBM Notes/Domino permitiu que todos os profissionais se comuniquem de forma remota. A empresa também ganhou agilidade nos processos de comunicação interna e externa, com melhoria da gestão do sistema e controle efetivo das informações dos seus clientes.
"Agora temos uma visão clara das transações comerciais realizadas. A implementação da solução aumentou nossa eficiência e assertividade dos nossos números, colaborando para nossa estratégia de conquistarmos o mercado de forma mais rápida", afirma José Mota Fernandes, gerente corporativo de tecnologia da informação (TI) da Tintas Iquine.
A partir do uso de recursos online, o software permite que a companhia promova campanhas de marcas específicas e interações, gerenciadas pela solução de CRM, através da qual é oferecido feedback para as equipes de vendas e marketing.
Outro resultado positivo foi a melhoria do processo colaborativo por meio do fornecimento de agendamento, e-mail e listas de tarefas.
No ambiente IBM Notes/Domino também foi desenvolvida uma solução online de gestão de previsões de vendas da empresa, o que possibilitou o planejamento das vendas através de referências históricas, médias e fatores de crescimento, além de uma comunicação mais efetiva entre os gestores nacionais, regionais e representantes, com a verificação em tempo real das validações realizadas para cada venda prevista.