A Foxbit, principal exchange de bitcoins da América Latina, participa da primeira eleição de associação anunciada por meio de blockchain no Brasil. A exchange integra a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), que elegerá em 9 de outubro a sua nova diretoria.
A eleição será realizada por meio da OriginalMy, startup brasileira especializada em assinaturas digitais, certificação e registro de documentos em blockchain. Além da rapidez e transparência, o processo eleitoral também acarretará em menos custos para as empresas associadas. Se o documento precisasse ser registrado e ter a firma reconhecida em cartório, o valor seria, em média, 6,5 vezes maior, dependendo da tabela de custos e emolumentos de cada estado, além de muito menos prático e rápido.
A ideia de fazer a eleição via blockchain partiu de Ingrid Barth, head de Novos Negócios da Foxbit, líder da vertical de criptoeconomia e blockchain da ABfintechs. "Nossas empresas trabalham com tecnologias disruptivas, por isso faz todo sentido sermos pioneiros em fazermos a primeira eleição brasileira no blockchain. De custo baixo, transparente e segura, que pode virar benchmark para outros processos eleitorais. Quem sabe no futuro possamos escolher nossos representantes utilizando a tecnologia da blockchain? Acho que estamos dando o primeiro passo rumo a tornar esse futuro mais próximo", afirma a executiva.
Quem liderou o processo pela ABFintechs foi Bernardo Pascowitch, diretor da associação e CEO do Yubb, um buscador de investimentos online e gratuito. "A tecnologia está revolucionando e modernizando o mercado brasileiro, com códigos e algoritmos substituindo processos burocráticos. Por sermos a Associação Brasileira de Fintechs, nada mais coerente que usar recursos disruptivos como o blockchain para eleger nossa próxima diretoria, que muda a cada ano. É com inovações e recursos ágeis que seguimos gerando negócios para nossos associados, representando seus interesses frente aos órgãos regulatórios e proporcionando impacto social positivo", ressalta Pascowitch.