EUA são o principal mercado das exportações brasileiras de TI

0

Os Estados Unidos foram o destino de 81% das exportações de produtos e serviços nacionais de tecnologia da informação (TI) em 2011. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 10, pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), com base em uma pesquisa encomendada à IDC.

De acordo com o levantamento, a exportação de produtos e serviços de TI feita pelas empreas brasileiras totalizou US$ 2,65 bilhões em 2011, o que corresponde a um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Apesar do crescimento, o estudo aponta  que o mercado externo representa apenas 2,3% da receita total do setor, que foi de US$ 112 bilhões. Para este ano, a estimativa é que as exportações do setor atinjam US$ 20 bilhões.

O segmento de serviços de TI foi o que registrou o maior volume de vendas externas no ano passado, segundo a IDC, contabilizando US$ 1,5 bilhão, sendo que os principais serviços exportados pelo Brasil foram o de desenvolvimento e manutenção de software e integração de sistemas, que, juntos, responderam por 76% do total. Em seguida, aparecem as áreas de software e serviços relacionados, com US$ 492 milhões, e de operações internacionais, que registrou US$ 340 milhões em vendas externas. Por último, a área de hardware, com um total de US$ 217 milhões de exportações.

O estudo analisou as exportações de TI em quatro níveis: tipo de operação, verticais, região demandante e tipo de serviço. A segmentação por tipo de operação revela que as empresas nacionais responderam por apenas 10% dos serviços exportados no mundo em 2011. Já a segmentação por vertical mostra que os setores de TI, manufatura e finanças são os maiores compradores de serviços outsourcing offshore do Brasil, respondendo por 67% da demanda.

“Nós ainda podemos intensificar nossas exportações para a Europa, América Latina e Oriente Médio, com soluções segmentadas em áreas de excelência, como petróleo e gás, serviços financeiros e agricultura”, afirma Antonio Gil, presidente da Brasscom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.