Algar Telecom inicia testes comerciais de rede 5G em MG

0
36

A Algar Telecom deu início à realização de testes comerciais com 5G em Uberlândia, Minas Gerais. Até 20 de outubro, a empresa do grupo Algar que atua no setor de telecomunicações e TI disponibilizará o óculos de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one com jogos na nuvem, um smartphone Huawei Mate 20X 5G para testes de velocidade e outras demonstrações, além de um painel comparativo das tecnologias 4G e 5G. As experimentações abertas ao público estão sendo realizadas no Espaço Ciranda, localizado no bairro Granja Marileusa.

Em agosto, após a obtenção da licença de permissão da Anatel para uso da faixa de 3,5 MHz em caráter de teste e pesquisa científica, a companhia realizou os primeiros testes com o 5G em laboratório – com a cooperação da multinacional Huawei e da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neles, houve medição da taxa de dados alcançada, da latência da rede, do consumo de energia e outras variáveis em diversas situações de largura de banda e configuração de parâmetros de redes.

Na avaliação de velocidade de conexão, os testes com 5G atingiram 1.054 Mbps (acima de 1 Gbps) no downlink e 114 Mbps no uplink, número dez vezes maior do que o alcançado hoje no 4.5G, pouco superior a 100 Mbps. Em relação à latência, os testes do 5G chegaram a 6 ms. No 4.5G, em boas condições, a latência é de 15 ms.

Embora a Algar Telecom já tenha o serviço em caráter de testes, sua comercialização ainda dependerá do leilão das faixas de 5G.

Deixe seu comentário