O SAS, fornecedor de software de gestão, registrou crescimento de 13,6% nas vendas mundiais de soluções analíticas em 2005, totalizando US$ 1,39 bilhão. Os dados constam de estudo da consultoria IDC, denominado ?Worldwide Business Analytics Software 2006-2010 Forecast and 2005 Vendor Shares?.
A análise, feita com os dez maiores fornecedores globais, aponta que o desempenho do SAS foi acima da média do mercado, além de possuir a maior diversidade de soluções com foco em negócios e ser um dos poucos fornecedores a ter grande participação em diferentes setores.
Além do SAS, foram analisados empresas como Oracle, Microsoft, SAP, Business Objects, Cognos, Hyperion, Teradata e Fair Isaac. De acordo com o diretor de pesquisa da IDC, Dan Vesset, o SAS apresenta o melhor desempenho no segmento de inteligência analítica para negócios. ?O SAS oferece a maior diversidade no mercado de software. A empresa é uma das poucas a atender a demanda de diferentes setores.?
Segundo Vesset, a pesquisa mostra, ainda, que o mercado mundial de soluções analíticas, que inclui desenvolvimento de aplicativos e pacotes de aplicativos analíticos, alcançou US$ 16,6 bilhões em 2005, representando um aumento de 11% em relação ao ano anterior. A previsão é que o segmento cresça cerca de 10% ao ano até 2010.
Além desse estudo, outros dois relatórios recentes da IDC apontam a liderança do SAS no mercado de inteligência analítica. Na América Latina, a empresa foi classificada como o provedor número 1 em aplicativos analíticos e de inteligência de negócios. O estudo ?Latin America Semiannual Business Intelligence and Analytic Applications Tracker 2005? mostrou que a companhia lidera, pelo segundo ano consecutivo, na região e aumentou sua participação de mercado para 15% no ano passado.
Já na Europa Ocidental, o relatório ?Western European Business Intelligence Tools, 2005 Vendor Shares? aponta o SAS em segundo lugar na comercialização de soluções para a inteligência em negócios. Na região, as vendas da empresa subiram para 184,6 milhões de euros em 2005, representando um aumento de mais 11% em relação ao ano anterior.