China é suspeita de violar redes de computadores do Serviço Postal dos Estados Unidos

0

A visita oficial do presidente americano Barack Obama a China, que teve início nesta segunda-feira, 10, ocorre em meio a uma situação desconfortável para o governo chinês. É que o poder central em Pequim é suspeito de violar as redes de computadores do Serviço Postal dos EUA (USPS), comprometendo os dados de mais de 800 mil funcionários.

A invasão foi descoberta em meados de setembro deste ano, disseram autoridades ao The Washington Post, que pediram para não ser identificadas. O FBI, a polícia federal americana, está conduzindo as investigações sobre o caso.

A notícia, anunciada pelo Serviço Postal dos EUA, surge justamente no dia do encontro entre Obama e o presidente Xi Jinping. O governo chinês tem repetidamente negado as acusações de que se envolve com hackers e observa que a lei chinesa proíbe a cibercriminalidade.

Invasões aos sistemas do Serviço de Informação dos EUA (Usis, na sigla em inglês), responsável por apurar violações à segurança, e de um fornecedor do departamento foram descobertas no início deste ano. Os dois casos também estavam ligados à China, disseram as mesmas fontes.

A invasão foi realizada por "um hacker sofisticado que parece não estar interessado em roubo de identidade ou fraude de cartão de crédito", disse o porta-voz do USPS, David Partenheimer. "É um fato infeliz da vida nos dias de hoje que todas as organizações ligadas à internet sejam um alvo constante para atividades de cibercriminosos", completou o diretor gerak di USPS, Patrick Donahoe, em um comunicado. "Com o Serviço Postal dos EUA não é diferente. Felizmente, não vimos nenhuma evidência de uso malicioso dos dados comprometidos e estamos tomando medidas para ajudar nossos empregados a se proteger contra qualquer uso indevido dos seus dados."

Os dados comprometidos incluem nomes, datas de nascimento, números do registro de seguridade social, endereços, datas de emprego e outras informações, disseram autoridades. Todos os funcionários do USPS foram expostos. Mas nenhuma informação dos cartões de crédito dos clientes dos correios foi violada, garantem as autoridades.

O Serviço Postal começou a notificar os funcionários nesta segunda-feira, 10, e disse que está fornecendo serviços de monitoramento grátis por um ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.