A Atento, multinacional que fornece serviços de contact center e outsourcing de processos de negócios (BPO), controlada pelo fundo de private equity Bain Capital Partners, encerrou o terceiro trimestre deste ano com prejuízo de US$ 488 mil, ante um lucro de US$ 17,4 milhões registrados em igual período de 2015. A receita totalizou US$ 443,7, o que representa uma queda de 4,7% na comparação com os US$ 465,5 milhões contabilizados um ano antes.
A receita no Brasil registrou queda de 7,5%, para US$ 217,2 milhões, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, enquanto a região das Américas registrou aumento sequencial de 2,8%, para US$ 179,8 milhões. Já a região que engloba Europa, Oriente Médio e África (EMEA) contabilizou US$ 47,1 milhões, queda de 4,8% em relação ao trimestre anterior.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) somou US$ 60,5 milhões, queda de 6,5%, sendo que a margem Ebitda recuou 40 pontos base ano sobre ano, para 13,6%
O fluxo de caixa livre, antes da despesa de juros de US$ 46,7 milhões, gerou um aumento de US $ 22,2 milhões em relação ao ano anterior — o terceiro trimestre consecutivo de progresso.
"Os macro ambientes desafiadores no Brasil e nas Américas pesaram sobre nosso crescimento de primeira linha durante o terceiro trimestre", disse o diretor financeiro (CFO) da companhia, Mauricio Montilha, acrescentando que a alocação de capital disciplinada e a administração rigorosa do capital de giro ajudaram a melhorar o fluxo de caixa livre. Segundo ele, essa melhora permitirá a Atento acelerar o pagamento de sua dívida de maior custo no próximo ano.