Estratégia de crescimento do Alibaba nos EUA fica sob risco com vitória de Donald Trump

0

As empresas chinesas de internet devem enfrentar uma nova realidade com a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA — e o Alibaba é o que tem mais a perder.

Durante sua campanha, Trump prometeu restringir o comércio global, alegando que a China está "nos matando" com sua política comercial. Ele disse que irá tarifar produtos chineses em até 45%. Se, de fato, as políticas restritivas de comércio do novo presidente forem implementadas, não apenas o Alibaba, mas os gigantes chineses Baidu e Tencent também serão afetados.

A diferença é que, enquanto o Baidu e Tencent focam mais no mercado interno chinês, o Alibaba tem parte significativa de seus negócios ligados ao comércio com os EUA. Tarifas mais altas sobre os produtos chineses diminuirão a demanda em seu site AliExpress, onde os varejistas chineses vendem para os consumidores norte-americanos.

A preocupação é tamanha que o vice-presidente do Alibaba, Joseph Tsai, pediu ao presidente eleito que se concentre realmente nas relações com a China, um vasto mercado para bens americanos que pode, inclusive, criar postos de trabalho nos EUA à medida que sua economia cresce.

Tsai, um dos fundadores do Alibaba junto com Jack Ma, é um dos líderes empresariais mais proeminentes do país e pediu a Trump que não adote uma doutrina isolacionista. "A relação entre a China e os EUA vai definir o nosso século", disse ele a repórteres em Shenzhen nesta quinta-feira, 10. "Se você não tem consumidores chineses sendo contratados e comprando produtos americanos, e investidores chineses não podem investir nos EUA e criar mais empregos americanos, então você estará em apuros."

Apesar disso, o Alibaba disse em comunicado que seu foco primário no curto prazo não são os consumidores dos EUA, e que a prioridade é tentar ganhar participação nos mercados em desenvolvimento. Mesmo assim, para a empresa, que já enfrenta uma desaceleração da economia doméstica, a eleição de Trump só agrava seus temores.

Para analista, a postura de Trump, na verdade, é o que determinará a decisão do Alibaba de atingir em larga escala ou não os consumidores nos EUA no longo prazo. Eles observam, contudo, que se novas políticas afetarem a China, ela também pode retaliar e aumentar as tarifas para produtos norte-americanos. Com agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.