Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Bogotá inaugura centro integrado de combate à violência

Bogotá inaugura centro integrado de combate à violência

0
Publicidade

A Secretaria de Seguridad, Convivencia y Justicia escolheu à Motorola Solutions para modernizar sua plataforma de comunicações para segurança pública e emergências. Bogotá posiciona-se como a primeira cidade da Colômbia a contar com um sistema integrado e único onde as diferentes agências poderão interoperar e agir de maneira coordenada.

Antes, no antigo sistema de emergências, diferentes agências não podiam se comunicar, dificultando ações coordenadas que exigiam resposta imediata. A comunicação entre diferentes equipes implicava uma logística que poderia adicionar vários minutos ao tempo de resposta; minutos que, em momentos de emergência, fazem a diferença para salvar uma vida.Agora, com o novo Centro de Comando, Controle, Comunicações e Computação, de maneira quase instantânea – apenas pressionando um botão – a Polícia Nacional, o corpo de Bombeiros, o Departamento de Urgências e Emergências em Saúde (DUES, na sigla em espanhol), a Secretaria de Mobilidade e o Instituto Distrital de Gestão de Riscos e Mudança Climática (IDIGER), estarão totalmente integrados, podendo responder em menor tempo a qualquer tipo de emergência ou eventos de grande escala.

O núcleo da plataforma é o sistema de radiocomunicações Motorola Solutions ASTRO 25, baseado no padrão internacional Projeto 25 (P25). A tecnologia é utilizada por algumas das maiores agências de segurança pública do mundo.Agora, é possível realizar a autenticação de rádios, evitando possíveis clonagens, e criptografia de comunicações, para evitar que terceiros possam acessar as conversas compartilhadas em uma missão. Além disso, a operação não é mais interrompida, pois a programação dos rádios pode ser feita de maneira automática e remota.

Todos os rádios da nova geração integrados à operação têm a capacidade de incorporar funcionalidades de localização GPS. Com isso, é possível determinar a posição exata dos agentes em campo, simplificando a distribuição de tarefas e missões táticas.Sendo uma evolução do componente de radiocomunicações da linha 123 (190 no Brasil), sobre a mesma plataforma foi construída a base do novo Centro de Comando, Controle, Comunicações e Computação.

Como resultado, a transição do sistema anterior para o novo foi feita de modo ágil, sem nenhum incidente ou complicações que poderiam afetar as operações ou serviços das forças de segurança pública e demais instituições que prestam serviços à comunidade.Mais de 8.000 rádios P25 da Motorola Solutions, distribuídos entre as cinco agências do distrito estarão conectados à mesma rede, que ainda possui disponibilidade para que outras cidades possam unir-se e beneficiar-se da plataforma. Este é o primeiro passo para um sistema nacional de comunicações unificadas. Todo o sistema terá o suporte do Centro de Manutenção e Operação (CMO), que aumentará a estabilidade e eficiência da operação. Nele, a Motorola Solutions monitora a rede em tempo real. Este centro será operado pela empresa para ajudar a garantir a operação e disponibilidade do sistema.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile