CPQD e Safe Trace desenvolvem projeto de rastreabilidade da carne bovina usando blockchain

0

Integrar os diversos atores da cadeia de produção da agroindústria, de forma simples, flexível e, principalmente, com confiabilidade e segurança, graças ao uso da tecnologia Blockchain. Esse é o objetivo do novo projeto que o CPQD está desenvolvendo com a empresa Safe Trace, especializada em rastreamento na cadeia produtiva de alimentos, com o apoio da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) – o primeiro baseado em blockchain para o setor de agronegócio.

Batizado de Agro Trace Chain, o projeto permitirá a evolução do protótipo – ou MVP (produto mínimo viável) – de uma solução inovadora de rastreabilidade da carne bovina desenvolvida pelo CPQD com a Safe Trace que, durante 6 meses, passou por testes exaustivos de desempenho e análise de mercado. "A intenção agora é ganhar escala, ampliar as aplicações e atender a novos requisitos dos clientes, como a conformidade socioambiental das propriedades e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ), por exemplo", afirma Vasco Picchi, diretor de Novos Negócios da Safe Trace.

Para assegurar a procedência e a qualidade da carne bovina, com transparência para todos os elos da cadeia produtiva, o sistema desenvolvido pelo CPQD e Safe Trace cria uma identidade digital baseada em Blockchain para cada boi a ser rastreado. É por essa identidade que as informações sobre o animal, bem como sobre formação de lotes de produção, movimentações, dados sanitários, de qualidade e transformação em produtos, são trocadas entre os diversos atores dessa cadeia – o que envolve desde a fase de produção na fazenda, o processamento na indústria (quando ocorre a identificação de cada uma das partes do boi) até a disponibilidade da carne no varejo. Com isso, cria-se uma trilha de auditoria, confiável e segura, da procedência do animal.

Durante a fase de testes do MVP, o sistema foi utilizado em transações restritas, ponto a ponto e com produtos específicos, realizadas entre os frigoríficos e o varejo. Picchi conta que a rede Carrefour, por exemplo, vem usando o sistema desde março para fazer a rastreabilidade de carne suína. Fernando Marino, líder técnico em Blockchain do CPQD, afirma que essa fase foi importante para mostrar a viabilidade da solução e, principalmente, os ganhos reais que ela pode trazer quando adotada pela cadeia produtiva.

Segundo ele, com o novo projeto, o MVP será transformado em produto, com ampliação das funcionalidades, do número de transações realizadas e possibilidade de aplicação também em outros setores do agronegócio. "A meta é atingir mil transações por segundo, com tempo de validação na rede blockchain em até 2 segundos", adianta Marino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.