A prestação de exames mudou. Mudou porque os alunos agora, mais do que nunca, têm ambientes de aprendizagem dinâmicos em uma mistura de aprendizagem física e virtual. E, com o aprendizado e os exames online, provar que você é quem diz ser – e minimizar a possibilidade de fraude – pode ser um enorme desafio.
A Mastercard fez uma parceria com Amigo Edu e idwall em um piloto que torna simples e segura a prova de identidade ao prestar um exame, pois reconhece que as interações digitais podem ser complexas – muitas vezes repletas de atritos, riscos e falta de controle para os envolvidos. Por exemplo, uma pessoa comum hoje gerencia aproximadamente 100 senhas. Por outro lado, a fraude de identidade é um dos maiores e crescentes desafios enfrentados por empresas e prestadores de serviços.
"Com esta iniciativa, utilizaremos a tecnologia para dar um passo além na experiência do usuário, oferecendo às pessoas a possibilidade de se identificarem de forma segura, rápida e digital, quantas vezes for necessário e com o controle de suas informações", diz Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil. "Em um mundo cada dia mais conectado e em constante evolução, é motivo de orgulho para nós oferecer uma ferramenta que facilita a vida das pessoas", conclui.
Como funciona
Os alunos criarão uma identidade digital no aplicativo Meu ID da idwall, que verifica suas informações de identidade. Depois disso, os indivíduos podem facilmente provar sua identidade antes de prestar exames online para Universidades, tudo por meio da plataforma Amigo Edu. A Mastercard fornece uma integração simples e flexível baseada em API para ambas as organizações se conectarem à rede de ID e habilitar o compartilhamento seguro das credenciais de identidade verificadas.
Depois que um aluno cria sua identidade digital, ele poderá usá-la ao longo de toda a sua vida acadêmica e para além. Por exemplo, sua identidade digital pode ajudá-los a abrir uma conta bancária, comprar um produto com restrição de idade sem comprovar sua data de nascimento ou alugar um carro sem ter que mostrar sua carteira de motorista.
"Com esta parceria, aceleramos a nossa ambição de criar uma identidade digital global para a América Latina. Isso criará uma nova forma para as empresas implementarem a identidade digital em seus serviços e proporcionará mais privacidade e segurança para os dados pessoais dos usuários. Esperamos expandir cada vez mais os usos do nosso aplicativo em diferentes serviços pois queremos continuar ajudando a construir, por meio da tecnologia, uma sociedade com mais confiança e que seja mais inclusiva para todos ", disse Lincoln Ando, CEO da idwall.
"Ao unirmos nossas respectivas tecnologias e capacidades, estamos fornecendo soluções fáceis e seguras para os alunos e para o setor de educação em geral no Brasil", disse José Roberto Dantas, CEO do Amigo Edu. "O COVID-19 mudou o panorama da educação, criando maiores oportunidades para a aprendizagem híbrida, ao mesmo tempo que apresenta desafios – como provar sua identidade. Somente em 2020, meio milhão de alunos prestaram vários exames e estamos entusiasmados em acrescentar um componente de identidade digital para garantir ainda mais a segurança para todas as partes".
Identidade digital e educação
Segundo os envolvidos no projeto, a identidade digital representa uma nova maneira para as instituições de ensino abordarem a transformação digital e a aprendizagem no ambiente atual. Facilita para as instituições adotarem o aprendizado remoto e híbrido e garante que o aprendizado possa ser assegurado se as circunstâncias de um aluno forem alteradas. Em geral, melhora o acesso à educação, habilidades e treinamento para aqueles que podem estar geograficamente, socialmente ou de outra forma excluídos.
Além disso, a identidade digital fornece a flexibilidade necessária e o foco na privacidade do usuário para atender às necessidades de um aluno contemporâneo, onde quer que esteja e qualquer que seja seu nível educacional. Também alivia a carga administrativa nas instituições e ajuda a impulsionar a melhoria da segurança cibernética em um setor em que é um dos mais sérios fatores de risco.
"A identidade digital não é uma versão digitalizada de um passaporte, carteira de motorista ou carteira de identidade nacional, ou ainda um novo estilo de token de autenticação, mas muito mais do que isso. Ela fornece uma maneira simples e segura de provar a identidade digitalmente, dando aos indivíduos mais controle e privacidade, enquanto permite que empresas e organizações forneçam serviços com menos atrito e mais confiança".
A recente atividade da empresa em relação à identidade abrangeu iniciativas em todo o mundo nos setores de viagens, saúde, educação e telecomunicações – incluindo Optus e Deakin University na Austrália, Good Health Pass Collaborative, além de parcerias com a Câmara de Comércio Internacional, Microsoft e Samsung. Seguindo esses esforços no Brasil, mais parcerias e pilotos serão introduzidos globalmente em 2022.