Hiperautomação e o futuro dos negócios. Sua empresa está pronta?

0

Em um cenário global onde a digitalização é cada vez mais prevalente, a hiperautomação emerge não apenas como uma tendência, mas como uma necessidade vital para as empresas porque as ajudam a extrair mais velocidade, eficiência e precisão  nos  processos de negócio e de TI.

A hiperautomação captura, persiste e aproveita os  dados operacionais para identificar e automatizar processos de negócios e de TI para entregar melhores resultados com o menor custo e, ao mesmo tempo, otimizar a velocidade das operações e tomadas de decisões.

Segundo a Precedence Research, até 2032, o mercado de hiperautomação alcançará a impressionante marca de US$ 197,58 bilhões. Mas, o que isso significa para a indústria? E como as empresas podem adotar essa tecnologia de maneira eficaz?

A adesão à hiperautomação traz consigo uma série de benefícios tangíveis e intangíveis. A tecnologia combina capacidades tecnológicas  avançadas, incluindo automação de processos por meio de uso de robôs, mineração de processos, processamento de eventos e aprendizado de máquina, e Inteligência Artificial.

Vamos explorar os principais benefícios que as empresas têm observado com o uso da hiperautomação:

  • Eficiência operacional: as empresas conseguem processar tarefas mais rapidamente, com maior precisão, reduzindo assim os erros. Em 2022, a América do Norte dominou o mercado, representando 36% de toda a hiperautomação.

  • Redução de custos: a otimização da eficiência e minimização da intervenção humana traduzem-se em uma notável redução nos custos operacionais.

  • Escala: as empresas não precisam expandir sua força de trabalho na mesma proporção que seus negócios crescem.

  • Agilidade nos negócios: a capacidade de adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado é crucial, especialmente em regiões como a Ásia-Pacífico, que, de acordo com a Precedence Research, deverá crescer no CAGR (Compound Annual Growth Rate)  mais rápido durante o período projetado.

Principais desafios

Ainda que os benefícios sejam claros, as empresas também enfrentam desafios ao embarcar na jornada da hiperautomação. Eis alguns deles:

  • Complexidade na implementação: Apesar do segmento de implantação em nuvem dominar o mercado em 2022, com mais de 52% do total, a transição para a hiperautomação ainda exige uma estratégia clara, alinhada com os objetivos da empresa  e capacidade  técnica para alcançar.

  • Resistência à mudança: Os silos de conhecimento nas empresas  e a resistência natural a novas tecnologias são desafios presentes em muitos setores.

  • Investimento inicial: A adoção da hiperautomação, embora prometa um ROI a médio/longo prazo, exige um investimento inicial significativo.

Dicas para começar

Se a sua empresa  está pensando em embarcar nesta jornada, aqui estão quatro dicas essenciais para uma implementação bem-sucedida:

  1. Avaliação interna: Mergulhe profundamente nos processos da sua empresa para identificar áreas potenciais para hiperautomação.

  2. Parceria com especialistas: Com um mercado tão vasto, é essencial alinhar-se a parceiros comprovados, como aqueles com expertise em hardware e software, os segmentos que dominaram e cresceram rapidamente, respectivamente, em 2022.

  3. Educação e treinamento: A transformação não é apenas tecnológica, mas também cultural.

  4. Comece pequeno: Inicie com projetos menores, expandindo à medida que ganha confiança e compreensão no processo.

Em suma, a hiperautomação é uma ferramenta indispensável na era digital atual. Com ela integrada à IA, as organizações podem tomar decisões de negócio mais ágeis e seguras, oferecendo a elas uma maior vantagem competitiva. Além disso, a tecnologia ajuda a aumentar a produtividade ao eliminar tarefas repetitivas, mantendo o foco da equipe em atividades mais estratégicas e gratificantes, potencializando a inovação.

O investimento e a integração adequados nessa tecnologia podem determinar o sucesso contínuo e a relevância de uma empresa em um mundo cada vez mais automatizado.

Max Cardoso, especialista em automação na V8.TECH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.