Líderes de TI: desafios e oportunidades na nova era digital

0

Não existe mercado que mude mais rápido que o de Tecnologia da Informação. Nós, líderes do setor, vivemos ansiosos tentando antecipar os próximos movimentos e inovações, a fim de otimizar processos e manter equipes atualizadas. A desenfreada evolução tecnológica torna os ciclos de produtos cada vez mais curtos e, consequentemente, retroalimenta a necessidade de atualizações de softwares e hardwares. A integração de sistemas ligados a novas tecnologias aumenta, ainda mais, a complexidade do setor.

Vendo pelo lado positivo, o avanço tecnológico permite a criação de soluções mais eficazes, aumento de produtividade e melhoria da experiência do cliente. Por outro lado, exige investimentos constantes em treinamento e infraestrutura, aumenta o risco de obsolescência e traz desafios de segurança. Usualmente, isso cria barreiras para a entrada de novos players no mercado, já que empresas com menos recursos financeiros podem não conseguir acompanhar o ritmo, abrindo margem para monopólios de tecnologia.

Nesse cenário, empresas de TI precisam se reinventar para conquistar um lugar ao sol. Os principais diferenciais competitivos envolvem o investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, produtos e serviços com alto padrão de segurança, e verticalização para atender às necessidades únicas de setores específicos. Essas estratégias podem ser fundamentais para a reputação e sobrevivência da empresa nesse novo mundo.

Outro desafio crítico é a escassez de mão de obra em TI no Brasil, associado ao difícil acesso a instituições de alto nível e baixa proficiência dos brasileiros em inglês. Sem falar da competição global por profissionais qualificados, impulsionada pelo boom do trabalho remoto durante a pandemia.

Mais do que desafios e oportunidades, algumas tendências são claras e devem estar no radar dos gestores: a Inteligência Artificial iniciou a nova "corrida do ouro". Ainda não sabemos ao certo como a IA será inserida no meio corporativo, mas aprenderemos diariamente sobre e com ela. Empresas como a keeggo já contam com um time de pesquisadores para discutir como a nova tecnologia deve afetar negócios a curto, médio e longo prazo.

Tudo isso sem deixar de lado o ESG na gestão, fundamental para atender demandas crescentes por responsabilidade social, ambiental e de governança. Agendas como data center verdes, IoT ambiental e LGPD permanecerão nas mesas. Considerar critérios ESG ao escolher fornecedores de tecnologia, investir em ações e startups de impacto positivo, torna-se mandatório.

Em síntese, à medida que o setor avança, surgem novos desafios e oportunidades. Para enfrentá-los, líderes de TI desempenham papel estratégico e têm cada vez mais responsabilidades nas mãos, que vão desde a gestão de capital humano à adaptação a novas tecnologias, regulamentações e pautas sociais.

Vitor Roma, CEO da keeggo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.