Os desafios da semana de trabalho com 4 dias úteis no Brasil

0

A possibilidade da jornada de trabalho ser composta por apenas quatro dias úteis da semana será colocada em prática no Brasil a partir de novembro. Fruto de uma parceria entre a consultoria Reconnect Happiness e a organização 4 Day Week Global, o projeto visa realizar um teste prático do modelo em 20 empresas nacionais e irá medir o nível de satisfação e produtividade dos 400 funcionários participantes.

Apesar da experiência ser pioneira no país, o estudo já vem ocorrendo em diferentes partes do mundo, como o Reino Unido, Estados Unidos e Portugal, e até aqui os resultados conquistados têm sido impactantes. De acordo com os números levantados pelas companhias que estão liderando a iniciativa, a estratégia de cortar um dia de trabalho da semana resultou numa redução de 68% no esgotamento dos profissionais, além de ter aumentado a capacidade produtiva das áreas testadas em 54%. Como consequência, a receita delas cresceu 36% comparado à média anterior.

A ideia por trás da ação é de que o aumento no número de dias livres gere uma melhora no bem-estar dos colaboradores, tendo em vista que eles terão mais tempo para aproveitar a família, amigos ou aproveitar hobbies, etc. Em contrapartida, o impacto positivo deveria ser recompensado com um aumento da produtividade, mesmo que com menos horas trabalhadas.

De forma geral, é um sinal positivo que empresas busquem alternativas no modelo de gestão que tornem o ambiente mais propício à experimentação e geração de valor. Até porque, realmente não faz muito sentido até hoje estarmos presos a um modelo de trabalho criado por Ford no início do século XX.

Mas nada é tão fácil

Apesar de favorável à experimentação, acredito que as empresas brasileiras precisam ter em mente que a questão da produtividade não será resolvida num simples estalar de dedos. Até porque, conforme apontado pelo relatório deste ano da situação global do trabalho da Gallup, apenas 23% dos trabalhadores afirmam estar realmente engajados no trabalho. Diante desse número, fica evidente que o corte de um dia útil de trabalho não tornará automaticamente todos os funcionários mais motivados de uma hora pra outra. Muito provavelmente os profissionais continuarão trabalhando os 4 dias sem engajamento.

Assim, fica difícil imaginar qualquer real impacto na produtividade dos colaboradores sem que exista, em paralelo, uma mudança significativa na cultura das companhias e dos próprios colaboradores. Tudo isso se torna ainda mais evidente quando avaliamos o contexto geral do Brasil, que ainda está longe de ser uma potência em seu desempenho de produtividade econômica no cenário global.

Prova disso é que o país aparece na 59ª colocação entre os 63 países avaliados pelo mais recente ranking mundial de competitividade do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Gestão. Ainda pela mesma linha de raciocínio, dados levantados pela Fecomercio-SP indicam que os brasileiros levam 1 hora para produzir o que um americano produz em 15 minutos.

Tais números evidenciam a existência de falhas na formação da mão de obra no país. Não só isso, há de se ressaltar ainda o já conhecido "Custo Brasil", expressão utilizada para se referir a um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e trabalhistas que atrapalham a geração de riqueza pelos trabalhadores e empresas. Querendo ou não, esses fatores precisam ser considerados no momento de avaliar se quatro dias de trabalho renderão os mesmos resultados comparado a um contexto de um país desenvolvido.

Além disso, é necessário também entender se algum direito trabalhista está sendo violado, uma vez que de acordo com o artigo 7º inciso XIII, da Constituição Federal, existe um teto de 44 horas semanais trabalhadas, mas cabe às partes reduzir a jornada ou não mediante acordo. De qualquer forma, não há nada que garanta qual será a interpretação caso algo seja judicializado no futuro.

Mesmo com os desafios que precisam ser superados, acredito que o modelo pode ser uma alternativa interessante para valorização do capital humano. No entanto, ainda é cedo para afirmar que o formato seja o caminho ideal para todos os países, ou, mais difícil ainda, para todas as empresas. Por mais que os benefícios sejam já comprovados em diversos contextos, é necessário avaliar de forma minuciosa se tal mudança realmente trará os resultados almejados aqui no Brasil. Prudência é a melhor palavra que descreve o contexto atual.

Matheus Bombig, cofundador da Invenis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.