Cinco dicas para deixar um site mais funcional

0

A Internet se tornou ferramenta essencial no cotidiano, em que o usuário faz desde compras até novas amizades. Assim, possuir um site é o primeiro passo para que sua marca seja lembrada e reconhecida pelos consumidores. Entretanto, apenas ter um domínio e uma página pronta não é suficiente. Hoje as pessoas querem um design limpo, simples e de fácil navegação, para que encontrem o que procuram de forma simples e objetiva.

Veja cinco dicas para deixar seu site mais funcional e eficiente:

1 – Defina o objetivo – é o ponto de partida para qualquer projeto de criação de sites. A empresa ou o profissional precisam definir a finalidade e a meta do endereço virtual, mesmo que seja puramente institucional. Isso faz com que os desenvolvedores possam estipular os melhores elementos para a página.

2 – Planeje a arquitetura – é preciso planejar a arquitetura da informação, colocando os elementos corretos em seus respectivos lugares. As regiões nobres da página (como o menu superior) devem privilegiar o que foi definido na meta. Por exemplo, se a empresa quer que os usuários preencham formulários de contatos, esta seção pede um bom destaque.

3 – Utilize técnicas de SEO – o simples fato de utilizar imagens com nomes corretos, colocando as melhores tags e deixando o site mais leve ajudam a incrementar o posicionamento em listas de buscas. Isso porque os buscadores costumam dar boas notas para páginas que sabem trabalhar com o conteúdo, elevando naturalmente sua posição e garantindo até mesmo uma visibilidade gratuita para a marca.

4 – Faça testes AB – se o profissional está em dúvida sobre o formato do layout, a cor dos elementos ou até mesmo a posição, a recomendação é fazer testes constantes para chegar ao modelo mais adequado. Basta criar páginas com algumas propostas e verificar qual teve melhor aderência perante o público.

5 – Mensure – por fim, mensure tudo. Diferente de uma mídia offline, o site sempre pode ser avaliado por diferentes métricas. Com os dados em mãos, a empresa cria um mapa de navegação do projeto, identificando as áreas que mais prenderam a atenção do usuário, e até mesmo estipular um funil de metas. Dessa forma, garantem um aperfeiçoamento constante da página e principalmente o alinhamento com o objetivo proposto no início do projeto.

Rodrigo de Oliveira Neves, CEO da VitaminaWeb.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.