SAS vê no 5G o potencial para redes privadas

0

Com as características como a altíssima velocidade, baixíssima latência, capacidade massiva de conexões e confiabilidade, combinada com edge computing, o 5G se torna um horizonte para o mercado não apenas do consumidor final, mas principalmente para empresas. E neste caso, as redes privadas se tornam mais críticas, conforme explicou nesta sexta-feira, 10, no 5×5 TEC Summit, o head de business development do SAS Latam, Raphael Domingues.

Para o executivo, as redes privadas podem ser exploradas por muitas verticais, inclusive na área de produção de conteúdo de entretenimento, como vídeo e gaming. "Torna-se possível a implementação de design muito específico para as necessidades de caso de uso. Além disso, as empresas não precisam adquirir seus próprios espectros, e isso abre a possibilidade de investimentos onde realmente precisam", coloca Domingues.

Na opinião dele, é mais provável que as empresas optem por parcerias, seja com operadoras ou com integradores terceiros, para a implantação das redes privativas. Isso porque permite "acelerar o time to value", ou seja, a disponibilização mais imediata da aplicação para gerar valor de volta à companhia, em vez de procurar desenvolver internamente as habilidades com treinamento de funcionários. Especificamente para o entretenimento, Domingues entende que as redes 5G permitirão a geração de novos conteúdos. "Haverá o crescimento de uma nova indústria que é atrativa, como jogos online, que traz necessidade altíssima de velocidades altas e baixa latência", diz, referindo-se ao cloud gaming. O executivo da SAS entende ainda que aplicações como realidade virtual e aumentada serão importantes com a nova tecnologia.

5×5 Tec Summit

O evento 5×5 Tec Summit é organizado pelos portais jornalísticos especializados Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira: governo, saúde, energia, finanças e entretenimento. Nesta sexta-feira, 10, o assunto a ser abordado é o entretenimento, finalizando o ciclo de debates.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.