Ferramenta de busca acadêmica do Google chega ao Brasil

0

O Google anunciou nesta quarta-feira (11/1) a expansão do uso da ferramenta Google Scholar (http://scholar.google.com.br), que passa a incluir trabalhos acadêmicos na língua portuguesa. O uso da ferramenta é livre, sem custo algum, e facilita a busca para quem quer acessar informações sobre papers revisados e relatórios técnicos do mundo inteiro.

Como parte do trabalho de expansão, acabam de ser incluídos vários índices de trabalhos escolares como o Scielo, jornais publicados por algumas das maiores universidades, jornais de conteúdo aberto de universidades brasileiras e artigos disponíveis na web.

"Acreditamos que as descobertas de cunho universal são fundamentais para a vida acadêmica, pois permitem aos pesquisadores resgatar o que foi feito sobre o assunto de seu interesse até os dias de hoje no mundo e reconstruir suas teorias?, comenta Anurag Acharya, engenheiro chefe do projeto Scholar. ?Acreditamos que, ao facilitar o acesso dos pesquisadores de todo o mundo às pesquisas e trabalhos científicos feitos mundialmente, estamos cumprindo nosso papel para o mundo acadêmico.?

Assim como o sistema de busca da empresa, o Google Scholar procura seus resultados por ordem de relevância, para assegurar que as referências mais úteis aparecerão no alto da página. Esse ranking leva em consideração a íntegra de cada artigo e seu autor, onde ele foi publicado e a freqüência de suas citações na literatura acadêmica.

Sempre que possível, o Google buscará o texto de uma pesquisa na íntegra e não apenas o seu sumário, oferecendo aos usuários a mais completa pesquisa do material acadêmico e ao mesmo tempo melhorando a relevância dos resultados da busca.

O Google Scholar oferece também resultados relevantes em uma vasta gama de materiais acadêmicos, incluindo pesquisas que ainda não estão on-line. Por exemplo, muitos dos trabalhos de Einstein não estão disponíveis on-line, porém são muito citados por outros pesquisadores. A ferramenta mostrará aos usuários a importância dessas citações, educando-os sobre pesquisas que não se encontram on-line e em livros.

Os documentos no índice de busca do Google Scholar estão disponíveis nos idiomas falados na Europa, português e chinês. Os usuários podem obter mais informações sobre o Google Scholar através do endereço http://scholar.google.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.