O Movimento ANTENE-SE entra em 2023 fortalecendo a sua rede de parceiros e comemorando a atualização das leis de antenas em mais municípios de todo o país. A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) passa a integrar o Movimento a partir de janeiro. O ANTENE-SE também iniciou o novo ano celebrando a marca de 271 cidades com leis de antenas atualizadas. Esses municípios, somados, correspondem a 36% da população total do país.
Criado em 2021, o ANTENE-SE busca contribuir para a modernização das leis de antenas nas cidades brasileiras, ajudando a promover o aumento da cobertura e, consequentemente, a inclusão digital. As normas antigas geralmente impõem entraves à instalação de novas infraestruturas de suporte para telecomunicações, prejudicando a abrangência da tecnologia. O Movimento defende que a atualização das leis de antenas nos municípios deve seguir o texto da lei federal e o PL padrão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), com o objetivo de favorecer a chegada da conectividade 5G e a melhoria da cobertura.
Desde o seu lançamento, o ANTENE-SE contatou mais de 500 municípios, além de estabelecer uma parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), para dar apoio às cidades que precisam atualizar suas leis de antenas. Para 2023, a meta é seguir ampliando a lista de municípios com leis atualizadas e dar apoio a essas cidades para garantir a efetividade das normas no que se refere ao licenciamento das infraestruturas, de forma que elas se traduzam de fato no aumento da conectividade.