Microsoft anuncia novas soluções de IA generativa e dados para o varejo

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Antes da NRF 2024: Retail's Big Show, a Microsoft Corp. anunciou nesta quinta-feira, 11, novas soluções e recursos de IA generativa e dados para varejistas que abrangem a jornada do comprador no varejo, desde permitir experiências de compra personalizadas, até capacitar associados das lojas e desbloquear e unificar dados de varejo para ajudar as marcas a alcançar seus públicos de maneira mais eficaz. Por meio de novos modelos de copiloto no Azure OpenAI Service que permitem aos varejistas criar experiências de compra personalizadas e dar suporte às operações da loja, a introdução de soluções de dados de varejo no Microsoft Fabric, novos recursos de copiloto no Microsoft Dynamics 365 Customer Insights e o lançamento do Retail Media Creative Studio no Microsoft Retail Media Platform, o Microsoft Cloud for Retail agora oferece mais opções para os varejistas escolherem para administrar experiências de copiloto ao longo da jornada do comprador.

Os varejistas em todo o mundo continuam enfrentando desafios nos seus negócios – desde a elevada rotatividade dos funcionários das lojas à mudança de hábitos de compra, incluindo o aumento contínuo das compras omnichannel e uma diminuição na fidelidade à marca entre os consumidores, até o crescimento de dados isolados que muitas vezes não possuem valor. Para enfrentar estes desafios, os varejistas estão recorrendo à tecnologia e, na era da IA, têm a oportunidade de acelerar o seu impacto com soluções de IA generativa baseadas em dados para ajudar a desbloquear experiências de compras personalizadas, melhorar o desempenho e a produtividade dos funcionários da loja e descobrir insights que, em última análise, levam a um melhor envolvimento e satisfação do cliente. De acordo com um estudo encomendado pela Microsoft através da IDC, as organizações de varejo estão obtendo um retorno sobre os seus investimentos em IA no prazo de 14 meses. Os varejistas também estão obtendo um retorno médio de 3,45 dólares por cada 1 dólar que investem em IA.

Criando experiências memoráveis e personalizadas para o cliente com IA

Setenta e um por cento dos consumidores esperam que as empresas proporcionem interações personalizadas, e os compradores com uma experiência altamente personalizada têm cerca de duas vezes mais probabilidade de adicionar itens aos seus carrinhos do que os compradores sem uma experiência personalizada. Num ambiente de compras online, as ferramentas disponíveis para permitir aos compradores descobrir produtos, fornecer recomendações personalizadas e satisfazer as suas necessidades de compra podem ser limitadas, levando a uma experiência nada ideal. Para resolver esta lacuna, o Microsoft Cloud for Retail oferece agora um modelo de copiloto, em pré-visualização, que permite aos varejistas criar experiências de compra personalizadas. Utilizando os sistemas e dados atuais de um varejista, esta opção pré-construída pode ser incorporada em experiências digitais existentes, como um site ou aplicativo, tornando mais fácil para os compradores encontrarem e comprarem os produtos que desejam.

Agora, os compradores podem se beneficiar da conveniência das compras online com a experiência oferecida por um personal shopper, da mesma forma que fariam se estivessem comprando em uma loja física. O modelo copiloto permite que os varejistas criem compras personalizadas que permitem aos clientes solicitar e visualizar produtos, com linguagem natural. Desenvolvido pelo GPT-4 por meio do Azure OpenAI Service, a tecnologia usa reconhecimento contextual para fornecer o tipo de resposta que os compradores receberiam de um funcionário da loja. Por exemplo, um campista que está comprando pela primeira vez um acampamento no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, no início de março pode visitar o site de um varejista de artigos esportivos e detalhar no chat "Vou acampar em Yosemite em março e nunca acampei antes. Ajude-me a encontrar o equipamento certo". Os compradores recebem uma resposta em linguagem natural com recomendações de itens essenciais. O modelo copiloto para compras personalizadas também pode trazer itens complementares para aumentar o tamanho do carrinho e a satisfação do cliente.

"A IA generativa pode servir como um diferencial importante para os varejistas, proporcionando aos seus clientes uma experiência única e memorável que incorpora a identidade de sua marca", disse Shelley Bransten, vice-presidente corporativo de Varejo Global, Bens de Consumo e Indústrias de Jogos. "O novo modelo de copiloto Microsoft Cloud for Retail para compras personalizadas no Azure OpenAI Service é apenas uma das maneiras pelas quais permitimos que os varejistas criem experiências de copiloto. Estamos comprometidos em democratizar a experiência de concierge em toda a jornada de compras por meio de modelos de copiloto que ajudam os varejistas a criar experiências mais personalizadas e a reduzir o tempo de obtenção de valores".

Varejistas inovadores, como a Canadian Tire Corp. (CTC), estão criando copilotos na experiência de compra para agregar valor aos seus negócios e personalizar as interações com seus clientes. Ainda nesta primavera, a CTC lançará um assistente de compras de IA, desenvolvido pelo Azure OpenAI Service, para apoiar os clientes na compra de determinados produtos automotivos. Por meio da IA generativa, os compradores podem compreender melhor as opções de produtos, aproveitando ao máximo o tempo antes e durante a visita à loja.

Capacitar os funcionários das lojas com ferramentas de IA

Os funcionários das lojas são essenciais para o sucesso de um varejista, mas a indústria continua enfrentando desafios com escassez de mão-de-obra. Embora a tecnologia possa criar um impacto transformador para os trabalhadores do varejo, muitas vezes colocá-la nas mãos dos funcionários das lojas pode ser um desafio. O Índice de Tendências de Trabalho da Microsoft concluiu que 60% dos trabalhadores da linha da frente do varejo estão entusiasmados com as novas oportunidades que as ferramentas digitais trazem ao varejo, mas 34% sentem que não têm as ferramentas digitais ou tecnologia certas para realizar o seu trabalho de forma eficaz.

A Microsoft está colocando a IA generativa nas mãos dos funcionários e gestores das lojas, liberando o seu potencial e contribuindo para a produtividade, a satisfação no trabalho e, em última análise, para as experiências de compra dos clientes. O Microsoft Cloud for Retail agora fornece um modelo de copiloto, em versão prévia, no Azure OpenAI Service, que ajuda os varejistas a criar soluções para apoiar as operações da loja, dando aos associados e gerentes da loja acesso a insights e informações no fluxo de trabalho. Ao acessar a tecnologia nos dispositivos móveis, tablets ou PCs do varejista, os funcionários e gestores das lojas podem utilizar linguagem natural para obter respostas a perguntas sobre procedimentos de loja, catálogos de produtos, políticas de RH e benefícios de uma forma eficiente e rápida, utilizando IA. Eles também podem economizar tempo criando tarefas e atribuições habilitadas por voz, bem como acessar rapidamente informações de clientes e produtos para ajudá-los a fornecer atendimento de qualidade ao cliente na loja.

Os aplicativos criados com o modelo copiloto também podem dar aos líderes das lojas uma visão das perguntas mais frequentes dos funcionários e clientes, permitindo-lhes obter insights que os ajudem a tomar ações significativas, como atualizar treinamentos, procedimentos ou diretrizes.

Os Microsoft Experience Centers, com lojas físicas nas cidades de Nova York, Sydney e Londres que oferecem aos compradores a capacidade de experimentar os produtos Microsoft e fazer compras no varejo, serão os primeiros varejistas a implementar o modelo de copiloto para funcionários da loja. A tecnologia dará aos funcionários informações valiosas para melhorar ainda mais as experiências dos compradores enquanto eles navegam pelos produtos, veem demonstrações e aprendem sobre a tecnologia da Microsoft.

Desbloqueando insights, unificando dados de varejo e aplicando IA

O setor varejista gera 40 petabytes de dados a cada hora. Para se ter uma ideia, isso equivale a 8 milhões de filmes de duas horas de duração, que levariam cerca de 1.500 anos para serem assistidos compulsivamente. O que é ainda mais surpreendente é que, como os dados permanecem isolados, a maioria dos varejistas aproveita apenas uma fração desses dados, fornecendo a eles e aos seus clientes insights incompletos. Para obter insights acionáveis de seus dados e aproveitar ao máximo a IA, é necessária uma integração perfeita e dados padronizados em diferentes sistemas e aplicações.

A Microsoft também está anunciando a prévia de novas soluções de dados de varejo no Microsoft Fabric, uma plataforma analítica unificada de ponta a ponta que reúne todos os dados e ferramentas analíticas que as organizações precisam para liberar o potencial de seus dados e estabelecer as bases para a era da IA.

O Microsoft Fabric oferece aos varejistas:

Um modelo de dados que permite planejar, arquitetar e projetar soluções de dados. Este modelo de dados do setor de varejo (disponível ao público em geral) pode ser usado para governança de dados, relatórios, inteligência de negócios e análises avançadas.

Um conector de dados para trazer seus dados de comércio eletrônico do Sitecore OrderCloud (pré-visualização) para o Microsoft Fabric em tempo real. Sob essa perspectiva unificada, os varejistas podem acessar insights e ferramentas para melhorar proativamente a satisfação do cliente e as operações comerciais em todos os pontos de contato, desde a vitrine até o atendimento.

Modelos de análise, como os comprados frequentemente juntos (visualização), que fornecem recomendações acionáveis e baseadas em dados para ajudar os varejistas a melhorar o upsell de produtos e a otimização das prateleiras.

Com as soluções de dados de varejo no Microsoft Fabric, as organizações podem acelerar a implementação de modelos de dados específicos de varejo, ao mesmo tempo que unificam seus dados e os transformam em insights preditivos que ajudam a aprimorar o envolvimento do cliente e as experiências do comprador.

IA generativa para ajudar varejistas e marcas a entregar campanhas de marketing

A Microsoft está anunciando novos recursos do Copilot no Dynamics 365 Customer Insights que ajudarão os profissionais de marketing a criar projetos e campanhas completos. Esses novos recursos oferecem às equipes de marketing uma experiência de IA para iniciar projetos simplesmente digitando o resultado desejado com suas próprias palavras ou carregando um resumo criativo existente. O Copilot então responde gerando um quadro de projeto centralizado, permitindo que os profissionais de marketing gerenciem e atualizem seus fluxos de trabalho de campanha em um só lugar e obtenham conteúdo recomendado por IA que pode ser facilmente alterado – eliminando a necessidade de aplicativos isolados e economizando tempo. Os clientes também terão acesso ao Typeface e aos seus recursos de IA generativa de nível empresarial para ajudar a produzir imagens autênticas da marca em todos os ativos, potencializando o conteúdo personalizado para maior impacto – tudo no Dynamics 365 Customer Insights. Além disso, o Typeface ajuda a alinhar o conteúdo ao kit de marca da organização, incluindo temas, fontes e imagens de produtos – todos extraídos de uma biblioteca central de ativos. Esses novos recursos do Copilot no Dynamics 365 Customer Insights estarão disponíveis para visualização pública com acesso antecipado no primeiro trimestre de 2024.

Além disso, a Microsoft está introduzindo IA generativa na plataforma Microsoft Retail Media (desenvolvida pela PromoteIQ) por meio do lançamento do Retail Media Creative Studio, uma solução criativa de banners abrangente e completa, adaptada para mídia de varejo, disponível em versão prévia a partir de janeiro de 2024. Com o Retail Media Creative Studio, os varejistas podem capacitar seus anunciantes para gerar e editar rapidamente criações de banner usando IA generativa. Os varejistas podem então revisar e aprovar o uso em vários canais de mídia de varejo, como as propriedades digitais do varejista e na rede aberta. A solução otimiza o desempenho da campanha de banner usando algoritmos baseados em IA e oferece uma experiência de compra mais personalizada. O Retail Media Creative Studio oferece mais criatividade, produtividade e oportunidades de receita para varejistas e anunciantes acelerarem o crescimento de seus negócios de mídia de varejo.

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